COC assina termos de compromisso para missões em Angola, Dakar e Los Angeles

Inicio | Cooperação
COC assina termos de compromisso para missões em Angola, Dakar e Los Angeles
15/09/25 - 06:24 pm

Cidade da Praia, 15 Set (Inforpress) - O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) assinou hoje os termos de compromisso com os chefes e subchefes de missão que vão liderar as delegações nacionais em três competições internacionais, reforçado o compromisso com a igualdade de género.

Os acordos dizem respeitos aos Jogos Africanos da Juventude 2025, em Angola, aos Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026 e aos Jogos Olímpicos de Verão Los Angeles 2028.

À imprensa, a presidente do COC, Filomena Fortes, destacou a importância da preparação antecipada para garantir “missões de excelência”.

 “Queremos trabalhar já com alguma antecedência, porque não devemos descer de qualidade. Tivemos uma boa missão em Paris e queremos continuar nesse nível, reforçando também o nosso compromisso com a igualdade de género”, afirmou.

Fortes sublinhou ainda que, pela primeira vez, Cabo Verde terá chefes de missão totalmente femininos, reforçando a política de inclusão e igualdade no desporto olímpico.

Para os Jogos Africanos da Juventude em Angola, os chefes de missão serão Mitsa Sousa e Simónia, em Dakar 2026, Heritson Resende e Ivete; e para os Jogos Olímpicos Los Angeles 2028, a responsabilidade recai sobre Bino Santos e Sueli Neves.

A chefe de missão para Angola, Mitsa Sousa, considerou uma honra assumir o cargo, sobretudo como a primeira mulher a liderar esta função.

“É uma grande responsabilidade e vou fazer de tudo para representar Cabo Verde da melhor forma, dando força à nossa juventude”, afirmou.

Já Binho Santos, que estará à frente da delegação em Los Angeles, frisou que a assinatura simboliza o compromisso com os atletas e as federações.

 “O objetivo é garantir boa participação e, se possível, trazer medalhas para Cabo Verde, sempre com espírito olímpico e fair play”, declarou.

Por sua vez, Heritson Resende, chefe de missão para os Jogos da Juventude em Dakar, destacou a relevância histórica do evento, que pela primeira vez será realizado em solo africano.

“É uma grande responsabilidade. Queremos dar continuidade ao trabalho feito em Paris 2024, proporcionando a melhor experiência possível para os nossos jovens atletas”, afirmou.

Os Jogos Africanos da Juventude estão agendados para Dezembro de 2025, em Angola. 

Já os Jogos Olímpicos da Juventude acontecem entre Outubro e Novembro de 2026, em Dakar, enquanto os Jogos Olímpicos de Verão terão lugar em Los Angeles, em 2028.

CG/SR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar