Portugal: Câmara de Almada dedica semana aos 50 anos da independência de Cabo Verde

Inicio | Cooperação
Portugal: Câmara de Almada dedica semana aos 50 anos da independência de Cabo Verde
10/09/25 - 07:26 pm

Lisboa, 10 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal de Almada (Portugal) e a Fundação João Lopes promovem de 13 a 20 de Setembro a “Semana de Cabo Verde”,  para comemorar os 50 anos da independência do arquipélago, assinalados a 05 de Julho.

O evento dirigido à comunidade cabo-verdiana, mas aberto a todos os almadenses, vai ser dinamizado por um conjunto de actividades, nomeadamente conferências, tertúlias, gastronomia, encontros informais, apresentação de um livro e música, segundo os promotores.

A semana arranca no sábado, 13, pelas 13:00 locais, com realização de uma tertúlia, no restaurante “Tia Bé”, sobre a gastronomia cabo-verdiana e uma breve apresentação da Fundação João Lopes, Cabo Verde, e do trabalho que promove em Cabo Verde e em Portugal.

Já no dia 16, a Biblioteca Central, Sala Pablo Neruda, recebe a apresentação do livro “João Lopes Filho: Professor - Investigador – Escritor”, de Elsa Frazão Mateus.

Na sexta-feira, 19, o mesmo espaço volta a ser palco da conferência “A evolução das políticas culturais no pós-independência de Cabo-Verde”, que terá como orador João Lopes Filho.

A “Semana Cabo Verde – 50 anos da independência” culmina no sábado, 20, com um encontro informal denominado “lembrar tempo”, onde os participantes são convidados a levar fotografias, desenhos e objectos que ajudem a reconstruir as memórias das pessoas, das famílias e dos grupos em Cabo Verde, visando a organização de uma exposição no mesmo dia.

O encontro, na Biblioteca Maria Lamas, Sala Polivalente, agendado para a partir das 20:30 locais, que servirá para os participantes se conhecerem, vai ser marcado por animação cultural do grupo Batucadeiras Show d’Africa da Associação Ad Sumus.

No dia 04 de Julho de 1975, os 56 deputados eleitos a 30 de Junho, representando os 24 círculos eleitorais do país, reuniram-se pelas 16:30 no Salão Nobre da Câmara Municipal da Praia.

Nessa sessão, além do texto da proclamação da República de Cabo Verde, foi aprovada, por unanimidade, a Lei da Organização Política do Estado (LOPE) que atribuiu a Amílcar Cabral o título de Fundador da Nacionalidade.

A Independência Nacional foi proclamada no dia 05 de Julho de 1975 pelo presidente da Assembleia Nacional Popular, Abílio Duarte, no Estádio da Várzea, na cidade da Praia.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar