Cidade da Praia, 10 Set (Inforpress) – O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, manifestou hoje, na Cidade da Praia, a total disponibilidade da região autónoma para reforçar a cooperação com Cabo Verde em áreas como ciência, tecnologia, cibersegurança e ensino superior.
Após reunir-se com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, Artur Lima disse que a Macaronésia tem um papel essencial nas relações da Europa com África e as Américas, além de contribuir para questões ligadas à biodiversidade, alterações climáticas, defesa e promoção da paz.
Conforme avançou, já existem projetos conjuntos nas áreas da biodiversidade, alterações climáticas e proteção dos oceanos, mas que há espaço para aprofundar a colaboração.
Entre as novas áreas identificadas, apontou a cibersegurança, a investigação científica e a ligação entre a Universidade dos Açores e as instituições de ensino e investigação cabo-verdianas, incluindo parcerias com o Parque Tecnológico de Cabo Verde.
“O passo que nós vamos fazer é, claro, que, da parte dos Açores, a nossa disponibilidade é total”, afirmou.
Para o governante dos Açores, esta aproximação não só fortalece as ligações históricas e culturais entre os dois arquipélagos, como também contribui para a afirmação da Macaronésia no espaço europeu e atlântico.
DV/SR/JMV
Inforpress/fim
Partilhar