Futebol/ Mundial 2026: Bubista destaca espírito de união da equipa e dedica vitória ao povo cabo-verdiano

Inicio | Desporto
Futebol/ Mundial 2026: Bubista destaca espírito de união da equipa e dedica vitória ao povo cabo-verdiano
09/09/25 - 09:49 pm

Cidade da Praia, 09 Set (Inforpress) – O selecionador nacional, Bubista, destacou hoje o espírito de união da equipa e considerou a vitória frente aos Camarões “bastante importante”, dedicando o triunfo a todos os cabo-verdianos, tanto no país como na diáspora.

A selecção nacional de futebol venceu a congénere dos Camarões por 1-0, em jogo da 8ª jornada do grupo D, das eliminatórias africanas para o Mundial 2026, com golo solitário de Daylon Livramento, apontado aos 53 minutos da partida, realizada hoje no Estádio Nacional.

“A vitória é para todo o povo cabo-verdiano por onde estiver”, afirmou o seleccionador, em conferência de imprensa, logo após o triunfo de Cabo Verde frente aos Camarões.

“Sabemos que ainda não terminamos a fase de qualificação, mas é uma vitória bastante importante (…) podemos dizer que tudo está nas nossas mãos, mas faltam ainda dois jogos, mas, mais do que a vitória, é o espírito de união da nossa equipa, mas também por aquilo que o povo fez hoje aqui”, realçou. 

Bubista realçou ainda que, apesar do resultado positivo, a fase de qualificação não está concluída, faltando ainda dois jogos decisivos, mas frisou que a distância para o segundo classificado aumentou.

Sobre o adversário, destacou a experiência da selecção camaronesa, considerada uma das mais fortes de África, mas sublinhou que a sua equipa conseguiu anular os principais jogadores.

Na análise do jogo, sublinhou que a equipa cabo-verdiana mostrou maturidade, paciência defensiva e qualidade na transição.

"Podíamos ter matado o jogo, mas acho que o mais importante é conquistar os três pontos e demonstrar ao povo de Cabo Verde e ao povo do mundo em geral que Cabo Verde tem excelentes jogadores, excelente organização e estamos aqui para fazer mais e muito mais", afirmou.

O selecionador destacou ainda a resiliência da equipa, que, apesar das limitações, tem enfrentado selecções com mais recursos.

“Nos somos pequeninos, mas podemos enfrentar qualquer um, e acho que temos feito isto em África enfrentar qualquer equipa que tem muito mais condições do que nós, esse grupo de jogadores estão de parabéns não só por aquilo que fizeram hoje, mas por aquilo que têm feito durante os últimos anos”, apontou.

Quanto à arbitragem, Bubista considerou-a “normal e aceitável”, destacando a maturidade da selecção em lidar com essas situações, mas sublinhou que quando a equipa joga em casa tem tido alguma dificuldade.

 Aproveitou também para agradecer ao público presente, à Federação e ao Governo de Cabo Verde pela tolerância de ponto concedida no dia do jogo, bem como à solidariedade demonstrada com a população de São Vicente, recentemente afectada pela tempestade Erin a 11 de Agosto.

Segundo o técnico, a Federação Cabo Verdiana de Futebol criou todas as condições para proporcionar um ambiente festivo no Estádio Nacional.

“Estar a duas jornadas do fim e a uma vitória para a qualificação, é uma satisfação incrível”, realçou o seleccionador que garantiu que a sua equipa tem demonstrado um fair play incrível em todos os jogos.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar