Maio: Câmara municipal pretende reestruturar biblioteca municipal e democratizar acesso ao livro

Inicio | Cultura
Maio: Câmara municipal pretende reestruturar biblioteca municipal e democratizar acesso ao livro
05/09/25 - 02:22 pm

Porto Inglês, 05 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Maio, Rely Brito, disse hoje que a edilidade pretende reestruturar a biblioteca municipal e democratizar o acesso ao livro em todas as localidades da ilha. 

Em declarações à imprensa, durante a segunda edição da “Grande Feira do Livro”, a decorrer na cidade de Porto Inglês, o autarca deu garantias de que a biblioteca municipal poderá ser alvo de intervenções. 

“Temos uma biblioteca com uma dimensão apropriada, mas que precisa de reestruturação, nomeadamente, de actualização do acervo. Queremos trabalhar com a Biblioteca Nacional de Cabo Verde para modernizar o nosso espaço e disponibilizar livros a todos”, avançou Rely Brito.  

Neste sentido, segundo o edil, o objectivo também é de criar cantos de leitura em todas as comunidades da ilha e depois um projecto de biblioteca móvel que contemple todas as zonas. 

“Ninguém pode ser excluído. Queremos democratizar o livro e a leitura na ilha do Maio”, destacou. 

Para a edilidade, a “Grande Feira do Livro”, promovida pela Biblioteca Nacional no Maio, contribui para o aumento do contacto com os livros, enriquecer conhecimentos e equipar bibliotecas pessoais, já que a ilha não dispõe de livrarias.  

A “Grande Feira do Livro” continua na ilha do Maio ao longo do dia de hoje, disponibilizando títulos variados à população, com preços considerados acessíveis pela organização. 

RL/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar