Lisboa, 25 Ago (Inforpress) – As associações de estudantes em Portugal promovem na quinta-feira,28, uma sessão de esclarecimento “online” destinada a todos os alunos internacionais colocados nas instituições de ensino superior e profissional nos distritos de Bragança, Coimbra e Lisboa.
A iniciativa é realizada pela Associação Maense em Portugal (AMP), União dos Estudantes Cabo-Verdianos de Lisboa (UECL), Rede Solidária de Estudantes Internacionais em Portugal (RSEIP), Associação de Estudantes Africanos em Bragança (AEAB), Associação dos Estudantes Brasileiros do Instituto Politécnico de Bragança (AEBIPB), Associação de Estudantes da Guiné-Bissau em Lisboa (AEGBL) e Organização de Estudantes da Guiné-Bissau em Coimbra (OEGBC).
O objectivo é apoiar os estudantes que vão estudar no ano lectivo 2025/2026 no processo de integração em Portugal, prestando informações e esclarecimentos sobre chegada ao país, alojamento, custo de vida, instituições de ensino, legalização, integração académica e social, segundo os promotores.
Nesse sentido, apelam à participação de todos os estudantes para que juntos possam construir uma integração mais fácil, informada e solidária.
A AMP, criada pela comunidade maiense em Portugal, que completa no próximo dia 29 de Agosto, 22 anos de existência, ao longo deste percurso já apoiou milhares de jovens dos PALOP com formação, incluindo profissional, licenciatura e mestrado, em colaboração com quase três dezenas escolas do ensino superior e profissional portuguesas.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar