Portugal/Web Summit 2024: Cabo Verde conclui participação com foco na inovação e parcerias globais

Inicio | Economia
Portugal/Web Summit 2024: Cabo Verde conclui participação com foco na inovação e parcerias globais
14/11/24 - 06:47 pm

Lisboa, 14 Nov (Inforpress) – O secretário de Estado da Economia Digital considerou hoje que Cabo Verde encerrou sua participação na Web Summit 2024, em Lisboa, com um “balanço positivo”, destacando a presença de mais de 50 representantes, incluindo 15 ‘start-ups’

Pedro Lopes enfatizou a importância do investimento realizado para trazer o talento e a inovação cabo-verdiana em mais uma edição da Web Summit, considerado um dos maiores eventos tecnológicos do mundo, que este ano decorreu de 11 a 14 de Novembro na capital portuguesa.

“A nossa presença aqui é um grande investimento do Governo, especialmente nas pessoas, nos jovens e no nosso ecossistema”, destacou o governante, sublinhando o impacto de Cabo Verde ser frequentemente mencionado quando o tema é a participação africana.

Para o secretário de Estado, isso é um reconhecimento do esforço do país em se posicionar como actor relevante no cenário tecnológico global, apesar de considerar ser um desafio, defendeu que é também uma oportunidade de projectar ambição do arquipélago.

Durante os dias de evento, as ‘start-ups’ cabo-verdianas que estiveram presentes através do programa Go Global, puderam estabelecer contatos com ecossistemas internacionais, promovendo a troca de ideias e abrindo oportunidades de negócios.

“Queremos estimular a colaboração com outros ecossistemas e aumentar a participação de meninas e mulheres na tecnologia em Cabo Verde”, reforçou, mencionando iniciativas concretas já em andamento no país.

Além disso, conforme Pedro Lopes, Cabo Verde organizou um evento paralelo no Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa, com mais de 100 participantes, reafirmando seu compromisso com a internacionalização e a criação de pontes de colaboração.

“Queremos ser mais que meros espectadores. Desejamos ser protagonistas nesta transformação digital”, declarou o governante, destacando também as parcerias que surgiram, como com a Sérvia, algo que na sua opinião, exemplifica o potencial de conexões viabilizadas pelo evento.

Para Pedro Lopes, com a participação na Web Summit 2024, “Cabo Verde dá um passo sólido no sentido de diversificar sua economia e consolidar sua presença no mundo digital”, sustentando que não se pode garantir o sucesso de todas as ‘start-ups’, mas que é o dever do Estado criar oportunidades.

A Web Summit 2024, em Lisboa, contou com mais de 70 mil participantes, incluindo mais de 1.000 investidores, 2.750 “start-ups” de 160 países e mais de 300 parceiros.

A cimeira que tem como foco promover conexões “significativas” através de encontros alimentados pelo Summit Engine, o “software” da Web Summit, teve dezenas de oradores, como a CEO do Bumble, Lidiane Jones, o CEO do Manchester United, Omar Berrada, a presidente da Signal, Meredith Whittaker, o actor e comediante Munya Chawawa, o artista e empresário vencedor do Grammy Pharrell Williams, entre outros.

Em 2023, a Web Summit que decorreu de 13 a 16 de Novembro, com o tema “Inteligência Artifical-IA”, teve a participação de 2.600 “start-ups”, cerca de 70 mil participantes de quase 160 países.

A Web Summit é um evento tecnológico que nasceu em 2010, na Irlanda, e passou a realizar-se na zona do Parque das Nações, em Lisboa, desde 2016 e vai manter-se na capital portuguesa até 2028.

DR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar