Cidade da Praia 22 Ago (Inforpress) - O presidente do conselho directivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) disse hoje que a instituição se consolidou, ao longo desses 31 anos, como “pilar fundamental" do sistema de formação profissional e promoção do emprego no país.
Paulo Santos fez estas considerações em entrevista à Inforpress, no âmbito da comemoração do 31.º aniversário do IEFP, que se assinala hoje, 22.
Considerou que o 31.º aniversário desta instituição acontece num momento de “transformação crítica” para o mercado de trabalho em Cabo Verde, caracterizado por uma “necessidade crescente” de especialização técnica em sectores prioritários como turismo, tecnologias de informação, energias renováveis, construção civil e manutenção industrial.
Há, também, segundo o responsável do IEFP, um desafio persistente e permanente na empregabilidade das pessoas, com uma população desempregada estimada em 17.353 indivíduos, uma taxa de desemprego de 8%, segundo os dados do INE de 2024.
“Hoje, nós conseguimos atingir a taxa de desemprego mais baixa de sempre no país, portanto, tem de haver mais. Temos faixa etária dos 15 aos 24 anos em que o desemprego está à volta dos 20%”, afirmou, lembrando que o IEFP colocou mais de 17 mil jovens nos estágios, com uma taxa de empregabilidade acima dos 70% nesses últimos oito anos.
Apesar destes desafios, destacou que o Instituto tem construído ao longo desses 31 anos uma rede de centros, que têm consolidado como um serviço público de “excelência”.
“Tem formado e colocado muitas pessoas no mercado de trabalho. Desde 2016 a esta data, mais de 54 mil pessoas passaram pelo sistema da formação profissional em Cabo Verde”, garantiu.
Em relação aos projectos futuros disse que colocar Cabo Verde como referência a nível da formação profissional, fomentar a cooperação triangular, aproveitar as oportunidades da costa da África, criar condições para que os jovens de Cabo Verde possam ter as mesmas condições que os jovens do exterior, são um conjunto de ambições.
Para comemorar esta data, avançou que vão promover uma conferência no palácio do Governo, onde serão partilhadas as experiências e novas perpectivas para o IEFP.
“Vão ser apresentados projectos a nível do reforço da rede de centros de excelência e será apresentado o novo site institucional”, adiantou Paulo Santos.
O IEFP foi criado em 1994 e actualmente conta com 130 colaboradores e 12 centros de emprego e formação profissional.
DG/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar