Sal Rei, 18 Ago (Inforpress) – A organização não-governamental Cabo Verde Natura 2000 elogiou hoje o esforço da população da ilha da Boa Vista para tentar salvar 40 baleias-piloto (Globicephala macrorhynchus) que encalharam no sábado na praia da Varandinha.
Em declarações à Inforpress, a directora executiva da Cabo Verde Natura 2000, Maria Medina, referiu que no sábado foram alertados sobre a situação na praia da Varandinha, mas apesar da mobilização e tentativa colectiva para salvar os animais, devolvê-los ao mar, foi sem sucesso.
Estiveram envolvidos nesta operação durante mais de quatro horas na tentativa de libertar os animais, com cerca de seis metros, elementos de Bios.CV Fundação Tartaruga Cabo Verde Natura 2000 Ministério da Agricultura e Ambiente, bem como pessoas da comunidade local, surfistas e turistas.
Segundo a mesma fonte, não se sabe ainda ao certo as causas que poderão ter levado essas baleias-piloto a virem para a terra, mas avançou que podem estar ligadas a desorientação, dinâmicas sociais, doenças, morfologia costeira, entre outras.
Maria Medina aproveita a ocasião para agradecer todo o empenho e colaboração dos cidadãos no sentido de colocar os animais no mar e salvá-los, embora não se tenha conseguido.
“Nesse tipo de acontecimentos é bom poder contar com o apoio e envolvimento das pessoas, o que só mostra união e compromisso pela biodiversidade da ilha da Boa Vista, neste caso concreto”, sublinhou.
Este é o quarto registo de um encalhe de baleias-piloto na ilha, após eventos semelhantes em 2007, 2019 e 2024.
O globicéfalo (Globicephala macrorhynchus), baleia-piloto-de-aleta-curta, baleia-piloto-de-peitorais-curtas ou baleia-piloto-tropical é um cetáceo da família dos delfinídeos encontrado em águas tropicais e temperadas. Se alimenta de peixes, crustáceos e lulas, que busca quando vai para as profundezas do mar.
As baleias piloto tropicais têm cerca de 1.6 metros de comprimento, à nascença, os machos adultos podem crescer até aos sete metros, enquanto as fêmeas normalmente só atingem os 5.5 metros.
O peso máximo dos adultos é de 3300 kg (machos), e a esperança média de vida é de 60 anos para as fêmeas e de 45 anos para os machos.
SC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar