Cabo Verde tem subido nos rankings internacionais a nível dos avanços digitais - Pedro Lopes

Inicio | Economia
Cabo Verde tem subido nos rankings internacionais a nível dos avanços digitais - Pedro Lopes
25/10/24 - 06:45 pm

Cidade da Praia, 25 Out(Inforpress) O secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, afirmou hoje que Cabo Verde tem subido nos rankings internacionais a nível dos avanços digitais, salientando que esse progresso deve ser visto como uma oportunidade.

Pedro Lopes manifestou esta satisfação no Tech Park, à margem da abertura do Workshop Estratégico sobre a Economia Digital, em parceria com o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde.

Inserido na nova Estratégia Nacional da Economia Digital, o evento visa explorar soluções inovadoras para os desafios da transformação digital, identificando sinergias entre as diversas entidades do ecossistema digital nacional e das Nações Unidas.

Segundo apontou, o Governo tem colocado o digital como um dos pilares centrais do Plano Estratégico do Desenvolvimento Sustentável (PEDS II), mas também da Agenda 20/30 e que por isso, Cabo Verde foi considerado recentemente um país referência na área digital.

“Temos subido nos rankings internacionais, como o ranking da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, o ranking global de inovação, temos também aparecido pela primeira vez nos rankings internacionais do sector privado”, enalteceu.

Sublinhou que esse mérito não é só do Governo, mas, também de todos os que fazem parte do ecossistema de inovação em Cabo Verde.

Apesar desses avanços, Pedro Lopes explicou que o país ainda está no início em relação ao nível digital e que precisa de mais investimentos para avançar.

“O governo tem colocado muitos investimentos ao serviço digital, mas precisamos de acelerar cada vez mais, este é um sector que precisa de muitos recursos e por isso é que estamos à procura também dos parceiros certos”, explicou.

Por sua vez, a coordenadora residente das Nações Unidas, Patrícia Portela, disse que Cabo Verde está a um nível avançado dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável(ODS), principalmente no digital.

Destacou que Cabo Verde, sendo um estado insular em desenvolvimento, a transição digital tem uma importância ainda maior.

“Porque há possibilidade de levar serviços públicos, serviços básicos para as pessoas, mesmo aquelas que vivem em lugares mais remotos, mas também há possibilidade de conectar as pessoas, conectar as ilhas, tanto do ponto de vista social, como econômico, e também na proteção ambiental”, salientou.

Esse workshop contou com a presença de várias entidades, entre as quais, o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Africano de Desenvolvimento, a fim de discutirem a melhor estratégia para a criação de um roteiro de cooperação para apoiar o desenvolvimento digital em Cabo Verde.

HR/JMV

Inforpress/fim

Partilhar