Autárquicas 2024/Praia: MpD promete devolver à Praia a sua capacidade de consolidar-se como capital do país

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Praia: MpD promete devolver à Praia a sua capacidade de consolidar-se como capital do país
14/11/24 - 03:14 pm

Cidade da Praia, 14 Nov (Inforpress) – A candidatura do MpD à Câmara Municipal da Praia iniciou hoje a sua campanha eleitoral, levando a mensagem de combate à pobreza, desemprego e devolvendo à Praia a sua capacidade de desenvolver e consolidar-se como capital do país.

Abraão Vicente, que falava à imprensa, hoje depois de uma arruada que percorreu na zona da Fazenda e terminou em frente ao Paços do Concelho, no Plateau, disse que se trata de um movimento liderado pela juventude que quer mudança devido a insatisfação com a actual equipa camarária.

"È uma demonstração de força deste movimento de mudança que está essencialmente alimentado por jovens, mas também por pessoas de várias gerações, e leva a mensagem de combate à pobreza, desemprego, mais segurança para a Praia, e com capacidade da praia consolidar-se como um grande centro e capital do país", referiu.

Esta liderança, segundo o candidato do MpD, é criar uma sociedade de paz, com mais oportunidade de acesso ao crédito para os jovens, mais habitação, eletricidade e água de modo a criar uma sociedade de paz.

"Queremos cortar o assistencialismo ao mesmo tempo que vamos dar luta para combater a pobreza, criar habitação e emprego, queremos desenvolver também economicamente a cidade da Praia com um projecto de desenvolvimento económico, onde os jovens possam ter oportunidade de acesso ao crédito e lotes de terrenos”, precisou.

A ideia, segundo Abraão Vicente, é combater um populismo que tem feito com que a cidade capital fique isolada do resto do país.

Acusou ainda Francisco Carvalho de ser o homem mais corrupto de Cabo Verde, por ter desviado dinheiro para fora do país, em vez de aplicar esse montante para combater a pobreza, implementar programas de habitação e criar mais rendimento para as pessoas. 

Prometeu um combate forte à corrupção, ao “favorecimento de camaradas” implementados pelo actual edil praiense.

 

Disse ainda que uma das prioridades quando for eleito presidente da câmara é mandar fazer uma auditoria completa à autarquia praiense para trazer a sanidade financeira e credibilidade institucional.

Neste primeiro dia de campanha, a caravana ventoinha vai estar ainda em Palmarejo e Monte Vermelho.

Na Praia, concorrem ao cargo para presidente da câmara Francisco Carvalho (PAICV), Abraão Vicente (MpD), Romeu de Lurdes (PTS) e Juceliano Vieira (UCID).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar