Lisboa, 11 Ago (Inforpress) – Os municípios da Praia da Vitória, nos Açores (Portugal) e da Praia assinaram hoje um protocolo de geminação que vai permitir o desenvolvimento de parcerias ao nível económico, cultural, educativo, social e técnico entre as duas cidades.
O documento foi assinado pelos presidentes das câmaras municipais da Praia da Vitória e da Praia, Vânia Ferreira e Francisco Carvalho, respectivamente, no dia em que se este município açoriano comemora 196.º aniversário da batalha travada entre absolutistas e liberais.
Na cerimónia, que teve lugar nos Paços do Concelho da Praia da Vitória, a autarca portuguesa explicou que o acordo pretende ainda desenvolver a troca de experiências nas áreas do ambiente, do património, do empreendedorismo e do turismo.
“(…) Esta não é apenas uma geminação que envolve os dois municípios. É um protocolo que a alarga à participação de outras instituições, para que a partilha de saberes e de projectos seja o mais abrangente possível”, explicou Vânia Ferreira.
De entre as instituições, destacou a Fundação para o Ensino Profissional da Praia da Vitória, que, através de um Centro de Apoio Educativo, será um pólo de ensino da língua portuguesa, e a empresa municipal Praia Ambiente, para permuta de conhecimentos na gestão dos recursos hídricos, da gestão dos resíduos e da proteção e sensibilização para as questões ambientais.
Fez saber ainda que a carta de geminação, ora assinada, envolve também a Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo (CCIAH), propondo-se valorizar a importância da sua delegação na cidade da Praia, inaugurada em Maio de 2024.
Para Vânia Ferreira, o protocolo de geminação, ora assinado, “não é apenas um acto simbólico, mas um compromisso” com a concretização de projectos que beneficiem ambos os territórios.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar