Estado da Nação: PM promete reforçar transportes interilhas com mais aviões e um barco construído de raiz

Inicio | Política
  Estado da Nação: PM promete reforçar transportes interilhas com mais aviões e um barco construído de raiz
31/07/25 - 09:28 pm

Cidade da Praia, 31 Jul (Inforpress) – O primeiro-ministro prometeu hoje reforçar os transportes interilhas com mais dois aviões ATR e um barco construído de raiz, anunciando o lançamento de um concurso internacional para aquisição da embarcação. 

Falando no encerramento do debate sobre o Estado da Nação, na Assembleia Nacional, Ulisses Correia e Silva assinalou, porém, que apesar dos problemas nos transportes, não tem faltado serviços, ligações e possibilidade de as pessoas circularem entre as ilhas.

“Cabo Verde tem hoje muitas soluções em termos de ligações de transportes internacionais, transportes aéreos, ligando várias partes do mundo, e mais barato, por causa da expansão”, disse Ulisses Correia e Silva.

Para além disso, o chefe do executivo enalteceu os ganhos conseguidos e afirmou, no seu discurso de encerramento, que o PAICV não é a alternativa para governar Cabo Verde e que não está preparado.

A seu ver o maior partido da oposição fez todo um debate alicerçado naquilo que foram os 15 anos de governação, que deixou, segundo o primeiro-ministro, “um crescimento económico de 1 por cento (%) ao longo de 9 anos, uma taxa de desemprego de 15%, uma taxa de desemprego jovem de 41% e pobreza de 31,5%”.

No entanto, garantiu que a economia do país está a crescer com estabilidade económica, beneficiando pessoas e a reduzir a pobreza.

Para o governante há mais empresas no país a criarem emprego e a aumentar o volume de vendas, o que tem contribuído para a riqueza do país.

Classificou como sendo um crescimento consistente ao “longo do tempo e robusto”, que depois da pandemia colocou o arquipélago na posição de país de rendimento médio alto.

“Daquilo que fizemos até agora demonstra resultados e vamos continuar a fazer para que haja menos dificuldades neste país”, terminou o chefe do executivo.

OS/JMV

Inforpress/Fim 

Partilhar