Ministro da Inclusão realça importância das políticas públicas do emprego e rendimento na dignificação da pessoa humana

Inicio | Economia
Ministro da Inclusão realça importância das políticas públicas do emprego e rendimento na dignificação da pessoa humana
25/07/25 - 03:36 pm

Cidade da Praia, 25 Jul (Inforpress) – O ministro da Inclusão e Desenvolvimento Social, destacou hoje a importância do papel das políticas públicas de emprego e do rendimento na dignificação da pessoa humana, considerando que é através delas que se promove a liberdade e democracia.

Fernando Elísio Freire, que fez essas considerações na Cerimónia de Premiação dos 30 Projectos da segunda edição do programa “BootCamp Impactar”, que aconteceu na Universidade de Santiago, Campus da Praia, afirmou que é através das políticas públicas desses dois sectores através de força e determinação que o Governo quer chegar a todos.

Lembrou que as pessoas têm sonhos, ambição, desejos e que a sua concretização depende de uma oportunidade.

Neste sentido, Freire destacou a importância da economia social e solidária no Ministério da Família na implementação de promoção de emprego, no apoio às famílias e na criação de empregos.

Para os jovens, cujos projectos foram seleccionados e financiados, desejou “muita sorte” na implementação dos seus trabalhos, e afirmou que este apoio financeiro é uma forma de incentivo, mas também aumenta a responsabilidade dos seleccionados em saber que o sucesso “não depende” do Governo, das leis, mas sim do esforço de cada um.

Por seu turno, o representante do PNUD, David Matern, felicitou o Governo pela iniciativa e apoio a esses jovens, sublinhando que investir nos jovens é investir no futuro do país, que, por sua vez, vai contribuir também para aumentar a empregabilidade dos jovens.

Para este diplomata, o BootCamp Impactar é um programa que promove as mudanças que se quer numa sociedade onde os jovens têm vez, voz e oportunidades, contribuindo activamente para o desenvolvimento sustentável do país.

Disse estar contente pelo facto desta edição ter 27 dos projectos premiados liderados por mulheres, e acentuou este facto na promoção da igualdade de género.

David Matern reiterou o compromisso do PNUD, FNUAP e UNICEF, em continuar a apoiar os esforços deste país no empoderamento da juventude enquanto motor do desenvolvimento da nação e apelou aos jovens para continuarem a lutar para desenvolverem as suas ideias.

O programa Impactar é o resultado de uma parceria estratégica entre o Governo, as organizações da sociedade civil, através do BIC, o sector privado, We Care e os parceiros de desenvolvimento, o PNUD, evidenciando a importância da acção conjunta na criação de oportunidades de inclusão social e económica.

DG/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar