Cidade da Praia, 13 Nov. (Inforpress) – A CNE inaugura nestas autárquicas o processo da modernização de prestação de contas eleitorais, para driblar a morosidade das últimas fases do processo eleitoral, visando acelerar o pagamento das subvenções das candidaturas.
Em conferência de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, a presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE, Maria do Rosário, revelou que a instituição investiu numa plataforma digital para prestação de contas de forma automatizada e que será implementada pela primeira vez nestas eleições autárquicas de 2024.
“Queríamos tornar público esta informação que é de relevância nacional, porque diz respeito à integridade do processo eleitoral através do seu financiamento”, realçou Maria do Rosário, esclarecendo que a formação para a sua utilização foi ministrada aos administradores eleitorais que terão acesso à plataforma para subsumir às contas ao CNE.
De acordo com o calendário, estas contas devem ser apresentadas 90 dias após a publicação do calendário eleitoral.
A ocasião foi ainda aproveitada para a apresentação do Centro de Checagem de Informação, que se espera venha a ser uma unidade confiável, liderada por um grupo de trabalho presidido por Alfredo Pereira, enquanto representante da ARC e Helton Galina da CNE e do professor Celestino da UNICV, com informações disponibilizadas através das redes sociais.
“Estamos a trabalhar afincadamente, no sentido de responder positivamente aos desafios colocados pelas redes sociais, no concernente assegurarmos informações verdadeiras e de qualidade, e manter os eleitores focados no objectivo de participarem conscientemente, e tomarem decisões com bases em informações verdadeiras”.
SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar