FCF realiza Assembleia Geral Ordinária e define calendário, competições e prioridades para a época desportiva 2025/2026

Inicio | Desporto
FCF realiza Assembleia Geral Ordinária e define calendário, competições e prioridades para a época desportiva 2025/2026
19/07/25 - 03:51 pm

Cidade da Praia, 19 Jul (Inforpress)- A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) reuniu-se hoje, na cidade da Praia, com as associações regionais, para avaliar a época anterior e definir deliberações para a próxima temporada.

Durante a sessão, foram aprovados a acta da última assembleia, bem como o relatório de actividades e relatório de contas referentes à época anterior.

Segundo o vice-presidente da FCF, Paulo Santos, foi feito um balanço completo das provas organizadas, incluindo o Torneio Inter Ilhas, com uma avaliação crítica do que correu bem e do que poderá ser melhorado na próxima época. 

A Assembleia deliberou ainda a realização do Campeonato Nacional Sub-19 Masculino na região desportiva Santiago Norte e do Campeonato Nacional de Futebol Feminino, a ter lugar na ilha do Sal.

Foi também discutida a implementação do futsal a nível nacional, com destaque para as formações já realizadas, o planeamento da próxima época desportiva e a articulação entre as associações regionais para viabilizar as provas locais e nacionais da modalidade.

Outro ponto debatido com profundidade foi a não realização dos Campeonatos Regionais de Futebol nas regiões desportivas da ilha do Maio e da Brava.

De acordo com Paulo Santos, a FCF e as associações demonstraram solidariedade com estas regiões, tendo decidido que será feita uma reflexão conjunta para relançar o futebol a nível local.

Foram definidos os marcos do calendário da próxima época, que conforme avançou, todos os Campeonatos Regionais devem terminar até ao final do mês de Março de 2026.

Adiantou ainda que a Taça de Cabo Verde será disputada em Abril,  o Campeonato Nacional decorrerá em Maio e nos primeiros dias de Junho, estando a final marcada para o dia 20 do mesmo mês.

Santos avançou ainda que, caso a seleção nacional se qualifique para o Mundial 2026, esta data poderá ser ajustada.

“É uma hipótese real e temos de trabalhar com ela”, afirmou.

Revelou ainda que está em estudo um novo modelo competitivo para a Taça de Cabo Verde, de forma a “ garantir maior conectividade e liberdade no sorteio das equipas, independentemente das regiões”.

Sobre as expectativas para a nova época, o vice-presidente espera uma temporada forte, com competições em todas as regiões desportivas, maior adesão ao futebol feminino e Sub-17, e o início das actividades desportivas o mais cedo possível.

KF/LC/JMV 

Inforpress/Fim 

Partilhar