Ulisses Correia e Silva lança seu primeiro livro “Crise e Resiliência”

Inicio | Cultura
Ulisses Correia e Silva lança seu primeiro livro “Crise e Resiliência”
15/07/25 - 08:43 pm

Cidade da Praia, 15 Jul (Inforpress)- O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, lançou hoje, na Cidade da Praia, o seu primeiro livro intitulado “Crise e Resiliência”, cuja apresentação esteve a cargo do ex-presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Em declaração à imprensa, à margem do acto de lançamento desta obra, Correia e Silva disse que o livro representa a história recente de Cabo Verde, de muita resiliência, desde os efeitos da erupção vulcânica de 2014, na ilha do Fogo, passando pelas “secas severas” de 2017 e 2021, a pandemia da Covid-19, que, segundo ele, “ninguém esperava”, a guerra na Ucrânia, a guerra no Médio Oriente. 

“Tudo isto teve impactos muito fortes, que o país teve que enfrentar”, apontou o chefe do executivo.

O autor do “Crise e Resiliência” alega que essas crises impactaram fortemente a economia nacional, pelo que o governo teve que mobilizar recursos, energias, atenção e forças para poder “salvar vidas, proteger a economia e proteger as pessoas”. 

“E isso teve resultados, Cabo Verde voltou a crescer e a reduzir o desemprego e a reduzir a pobreza”, apontou o primeiro-ministro. 

Acrescentou que o livro não só conta histórias, mas também medidas de política adoptadas e vivência das pessoas.

“Todos nós passamos por esses períodos muito difíceis”, indicou Correia e Silva. 

A resiliência do cabo-verdiano, o djunta mó (juntar as mãos) estiveram presentes e a capacidade de recuperar, acabaram por deixar uma “mensagem de muita confiança para o futuro”. 

Instado de que maneira as referidas crises afectaram a sua governação do país, afirmou que o programa do governo não contava com as secas severas, nem com a pandemia e o efeito inflacionista da guerra na Ucrânia.

“Tivemos que reforçar todas as forças para conseguirmos ter bons resultados”, frisou, concluindo que o país não previu as guerras na Ucrânia e no Médio Oriente, respectivamente. 

O prefaciador do livro, Durão Barroso, aponta que o livro aborda temas estruturais como as alterações climáticas e a transição energética, a gestão da água e a segurança alimentar, a digitalização, bem como todas as questões relacionadas com a segurança interna e externa. 

O antigo primeiro-ministro português reconheceu o esforço de Cabo Verde na luta contra a pandemia de Covid-19 e, enquanto presidente da Aliança Mundial de Vacinas e Imunização ( GAVI), disse ter acompanhado de perto a “ a resposta eficaz”  do governo nesta luta. 

LC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar