PR diz que o livro de Silvino da Luz é um “grande contributo” para história contemporânea de Cabo Verde

Inicio | Cultura
PR diz que o livro de Silvino da Luz é um “grande contributo” para história contemporânea de Cabo Verde
14/07/25 - 09:05 pm

Cidade da Praia, 14 Jul (Inforpress)- O antigo governante Silvino da Luz lançou hoje, na Cidade da Praia, o seu livro “Em nome da razão futura”, que o Presidente da República, José Maria Neves, considerou ser um “grande contributo” para a história de Cabo Verde.

“(…) Com a experiência de servirmos, 50 anos depois, temos um grande contributo para a história política contemporânea de Cabo Verde”, disse o chefe Estado, referindo-se à obra do combatente da liberdade da Pátria “Em nome da Razão Futura – Radiografias, Testemunhos e Correspondências”.

Para José Maria Neves, esta obra permite aos cabo-verdianos conhecer melhor a história dos momentos vividos pelo autor e ter uma outra leitura de quem esteve no único furacão do debate político de então.

Discursando diante de uma plateia constituída também por vários antigos colegas de luta do Silvino da Luz nas matas da Guiné-Bissau, Neves sublinhou que é importante que os “principais protagonistas” da independência nacional escrevam sobre o seu percurso, o seu testemunho, e refletindo sobre momentos específicos dessa história.

“É sempre a partir das diferentes narrativas que nós vamos estabelecer a síntese que há de ser a história política contemporânea, ela sempre plural”, apontou o Presidente.

 

 

 

Para José Maria Neves, Cabo Verde tem a sorte de vários dos protagonistas da independência estarem ainda “com quem podemos debater e falar sobre essa história”.

“Essa presença [dos protagonistas da independência] traz alguma tensão, muita polémica, precisamente porque há várias narrativas e há muitos que querem impor a sua narrativa no sentido da história”, indicou o Presidente, acrescentando que assim o debate é “mais tenso e muito mais intenso”.

Num país democrático, destacou Neves, é natural que este debate se faça com toda a serenidade.

“Tenho falado com vários protagonistas da história política recente de Cabo Verde e tenho insistido na necessidade de apresentarem o seu testemunho, as suas ideias, sobre o percurso do país”, acentuou Neves.

O prefácio do livro de 853 páginas esteve a cargo do Presidente da República, José Maria Neves, que destacou a importância desta obra que se dá à estampa no ano em que Cabo Verde comemora o 50º.  aniversário da sua independência.

LC/JMV 

Inforpress/Fim

Partilhar