Cidade da Praia, 11 Jul (Inforpress) - O Estádio Nacional acolhe de hoje a sábado o nacional de atletismo, com separação das provas por faixas etárias por “questões de sustentabilidade e continuidade”, com a região de Santo Antão na defesa do título.
Organizado pela Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA), em sub-18 e séniores, o campeonato nacional de atletismo referente à temporada 2024/2025 decorre entre esta sexta-feira e sábado, 11 e 12 do corrente mês, com as provas de pista nas categorias sub-18 e sênior.
O presidente da FCA, Alfredo Lima, explicou à Inforpress que a realização do campeonato sub-18 e seniores está enquadrada na programação do plano de actividades da federação do atletismo, mas que antes os atletas passaram pela competição regionais, e só depois participam do campeonato nacional.
Alfredo Lima informou ainda que o objectivo da separação das categorias é por uma “questão de sustentabilidade e visibilidade” do atletismo e porque os atletas têm de competir por categoria de acordo com a faixa etária.
Participam do campeonato nacional 90 atletas, maioritariamente masculinos, das diferentes ilhas, com excepção das ilhas da Brava e de São Nicolau.
Lima avançou ainda que inicialmente tinha previsão de realizar o campeonato sub-18 no mês de Maio, mas que por questão orçamental não foi possível.
“Por questões de financiamento, e assinatura do contrato-programa que só se concretizou no mês de Junho, juntamos os dois campeonatos”, explicou.
Em relação aos prémios que vão ser atribuídos aos atletas, Lima disse que serão da responsabilidade do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), de acordo com o que consta na lei, e vão depender das modalidades, que vão desde 100, 200, 400, 800 e 1500 metros a 3000 e 5000 metros, bem como estafetas 4x100 mistas, salto em altura e salto em comprimento, lançamento de dardos.
Lima lamentou que em Santiago, principalmente na cidade da Praia, o público ainda não está “sensível” ao campeonato do atletismo e não estão mobilizados em termos de modalidade individual, culminando assim em uma fraca adesão do público.
KR/SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar