Sal Rei, 10 Jul (Inforpress) – A Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) iniciou início hoje uma série de três palestras de prevenção e sensibilização contra a dopagem no desporto na ilha da Boa Vista.
As acções, que entre hoje e amanhã, 11 de julho, acontecem no Centro Arte e Cultura, e no sábado, dia 12, terá lugar no Espaço Jovem de Sal Rei, abrangem não só os atletas, mas também dirigentes e profissionais de apoio como médicos e profissionais da área de saúde.
Em declarações à Inforpress, Paulo Cardoso, coordenador de Educação da ONAD-CV, explicou que estas formações integram o plano educativo da organização, visando sensibilizar e educar atletas sobre a antidopagem no desporto e evitar casos de uso de substâncias proibidas.
"O nosso objetivo é sensibilizar e educar atletas de vários escalões sobre a antidopagem no desporto, para que não haja sanções por uso de substâncias proibidas," afirmou Paulo Cardoso.
O responsável destacou que a meta é ir além da mera educação, com vista a influenciar e dar a conhecer o trabalho da ONAD-CV, garantindo que os atletas saibam da existência da instituição do que se trata o trabalho.
Paulo Cardoso fez ênfase sobre a necessidade de educação e sensibilização, sobre o que é a antidopagem no desporto, alertando que a violação das normas antidopagem vai além do uso de substâncias, incluindo condutas como a recusa de controlo ou a manipulação de amostras, conforme estabelecido na Lei 98/IX/2020.
Segundo a presidente do Sport Sal Rei Club, Wilza Vieira, de quem partiu a iniciativa de fazer o convite a instituição para ditar as palestras na Boa Vista, a ideia surgiu após a equipa ter vencido o título regional, altura em que um atleta do seu clube ter sido selecionado para controlo antidoping, uma situação que expos uma lacuna de conhecimento na ilha.
Segundo a dirigente essa “surpresa” tornou “mais evidente a necessidade” de informação e a importância de trazer esta capacitação para a ilha, para poderem dar seguimento, passar a informações para jovens, adolescentes e mesmo para adultos, principalmente tratando-se de uma ilha com um crescimento do desporto e o surgimento de campeões em diversas modalidades.
Wilza Vieira disse ser vital que a ilha esteja informada para garantir um desporto limpo e salvaguardar a saúde dos atletas.
O representante da ONAD-CV enfatizou que a saúde dos desportistas é o foco primordial, advertindo sobre o "impacto devastador" das substâncias proibidas e a necessidade de alertar para o aumento do uso de anabolizantes entre os jovens, procurando combater todas as formas de dopagem agora para evitar complicações no futuro.
MGL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar