Mindelo, 09 Jul (Inforpress) – O Governo aprovou a convenção de estabelecimento entre o Estado de Cabo Verde e a empresa responsável pelo desenvolvimento e exploração do projecto turístico São Pedro Hills, em São Vicente, orçado em 38,7 milhões de euros.
A informação consta da Resolução 58/2025, de 08 Julho, publicada no Boletim Oficial, que refere que o projecto, em execução desde 2021, será desenvolvido em duas fases, com a duração de 10 anos.
O investidor já adquiriu o lote de terreno, na localidade de São Pedro, com a área de 64.974,04 metros quadrados (m2) para a implementação do projecto.
O projecto de investimento orçado em 38.781.283 euros (4,2 milhões de contos) e com possibilidade de gerar 66 postos de trabalho, é composto por várias infraestruturas turísticas, comerciais, restauração e residencial, o que vai “contribuir grandemente para a melhoria e diversificação da oferta turística da ilha”.
A primeira fase, que teve início em Maio de 2021, abrange a construção de oito vivendas de luxo e quatro blocos de apartamentos de alto padrão, além de piscinas, um beach bar restaurante, espaços de lazer, ‘wellness’ e spa, orçados em 13.590.558 euros.
A segunda fase, cujo arranque estava previsto para o primeiro trimestre deste ano, abarca a construção de 260 apartamentos de alto padrão, além de piscinas, restaurante, bar, espaços de lazer e clube infantil, orçados em 25.190.725 euros, com um prazo de construção de seis anos.
Conforme a resolução, as infraestruturas gerais e marítimas, como complemento às vivendas e apartamentos, serão executadas no âmbito do projecto, iniciando a construção, no começo da primeira fase e conclusão prevista com o término da segunda.
“Estas incluem a construção de um ‘beach bar’ com restaurante e área de concessão para espreguiçadeiras, equipamentos náuticos, de lazer e entretenimento, coberto e ao ar livre , bem como a requalificação da praia de São Pedro, orçamentado em três milhões de euros", lê-se no documento.
O projecto turístico São Pedro Hills recebeu parecer positivo da Autoridade da Zona Económica Especial Marítima de São Vicente (AZEEMSV) e do Gabinete de Gestão das Zonas Turísticas Especiais (GGZTE).
O Governo considera o "São Pedro Hills" de "grande valia e altamente dinamizador da economia local", prevendo um impacto significativo em termos de investimento, emprego, formação profissional, geração de riqueza e no aumento quantitativo e qualitativo da capacidade de alojamento na ilha.
CD/CP
Inforpress/Fim
Partilhar