Porto Novo, 11 Nov (Inforpress) – Uma gestão agrícola sustentável, que se quer para Santo Antão, exige o conhecimento do solo, enquanto recurso natural valioso, considerou hoje, numa nota, o Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias (ICTA), com sede nesta ilha.
“Para uma gestão agrícola sustentável é crucial conhecer o solo, enquanto recurso natural valioso, responsável por 95 por cento (%) da produção de alimentos, pouco renovável e sujeito a vários tipos de degradação”, refere uma nota publicada por este instituto, referindo-se à preocupação do ICTA sobre esta matéria.
A mesma fonte destaca a preocupação do ICTA em dotar os estudantes dos cursos de agronomia e zootecnia de conhecimentos que lhes permitam conhecer o solo enquanto recurso natural.
Nesse âmbito, os estudantes dos dois cursos realizaram, recentemente, uma aula prática de campo em várias localidades de Santo Antão, enquadrada na disciplina "Fundamentos da Ciência do Solo", que teve como propósito consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos, aplicando-os em situação real de campo relativamente ao estudo dos solos.
Os estudantes tiveram a oportunidade de observar e descrever perfis de solos, identificar características morfológicas internas e ambientais do solo, entre outros aspectos.
O ICTA, que tem a sua sede administrativa na cidade do Porto Novo, foi aberto em Outubro de 2022, com a leccionação dos cursos de agronomia e zootecnia.
Este instituto é uma das unidades orgânicas da Universidade Técnica do Atlântico UTA).
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar