Programa Verão Jovem: Câmara de São Filipe promove campanhas de saúde e actividades comunitárias

Inicio | Sociedade
Programa Verão Jovem: Câmara de São Filipe promove campanhas de saúde e actividades comunitárias
07/08/25 - 09:00 am

São Filipe, 07 Ago (Inforpress) - A Câmara de São Filipe está a dinamizar o Verão com um conjunto de acções de sensibilização e actividades de ocupação saudável, direcionadas às comunidades rurais e bairros mais vulneráveis do município. 

A iniciativa, que se insere no projecto Verão 2025, sob o lema “Verão consciente, juventude brilhante", inclui rastreios de saúde, palestras educativas e distribuição de materiais informativos, bem como actividades desportivas e culturais, com o objetivo de promover o bem-estar e a integração social.

A primeira acção decorre hoje, na vila de Ponta Verde, a norte do município, com uma campanha de saúde e serviços comunitários, realizada através da clínica móvel da câmara, em parceria com a Delegacia de Saúde de São Filipe e outros parceiros.

As actividades incluem medição de tensão arterial e glicemia, despistagem de infecções sexualmente transmissíveis (IST), aconselhamento nutricional, sessões de sensibilização sobre saúde sexual e reprodutiva, distribuição de material informativo e kits de higiene sensibilização sobre direitos e deveres das crianças.

Além dos serviços de saúde, a iniciativa contempla animação musical, jogos tradicionais e partidas de futebol, incluindo um jogo na categoria sénior feminino entre as equipas Flor de Setembro (Ponta Verde) e Águias Vermelhas (São Filipe), e outro jogo na categoria de sub-13, entre Flor de Setembro e a escola Sem Fronteira de São Filipe.

Após as actividades na vila de Ponta Verde, a campanha prossegue ao longo do Verão, com deslocações às comunidades rurais de Salto (14 de Agosto) e Curral Grande (21 de Agosto) e aos bairros de III Congresso (28 de Agosto) e Beltches (02 de Setembro).

Estas acções refletem o compromisso da Câmara Municipal de São Filipe em promover a saúde, a educação e o entretenimento em todas as comunidades, com foco especial nas zonas rurais e bairros com maior vulnerabilidade social, segundo a vereadora responsável pelo sector da saúde, Vanilda Correia.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar