Cidade da Praia, 11 Nov (Inforpress) - O Presidente da República enalteceu hoje, na cidade da Praia, o papel do cinema para a melhoria da literacia oceânica, sobretudo neste momento que há “transformações significativas” por causa das alterações climáticas no Atlântico.
A observação foi feita à imprensa por José Maria Neves, momentos antes de participar, no Liceu Abílio Duarte, numa conversa aberta sob o lema “Atlântico vs. Aquecimento Global vs. Cinema”, a convite da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV).
A conversa aberta objectivou discutir “questões cruciais” relacionadas com o impacto das mudanças climáticas nos oceanos e a sua representação no cinema.
“Estando nós no Atlântico temos que perceber quais são os sinais, os cenários e trabalhar para que o mar nos dê o sustento para construir um melhor futuro para Cabo Verde”, constatou José Maria Neves, que é Patrono da Década do Oceano e Champion para a Preservação do Património Natural e Cultural Africano.
Para o chefe de Estado, é preciso debater, conhecer e estudar para que haja um nível “muito mais elevado” de conhecimento em relação ao mar e os oceanos, considerando que neste particular o cinema tem um papel “muito importante”.
“Quando temos cineastas cabo-verdianos a procurar todas as riquezas do nosso mar e fazê-las irromper na esfera pública é extraordinário”, notou José Maria Neves, que frisou que o cinema para além de ser um entretenimento é uma área que “aporta conhecimento e sabedoria”.
“Nos permite trabalhar com mais fundamento a construção do futuro de Cabo Verde “, sintetizou.
Por sua vez, o presidente da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde, Júlio Silvão, disse que esta iniciativa vai chegar a todas as escolas secundárias e jardins infantis, como formas de informar desde já os mais jovens sobre a problemática das alterações climáticas.
“Estamos a entrar em todas as instituições de ensino do país, todos os filmes sobre essa problemática estão a ser exibidos igualmente na plataforma da Direcção Nacional de Ensino”, acrescentou.
A ACACV realizou recentemente, na localidade de São Francisco, o Festival Internacional de Filmes para Ação Climática do Atlântico (FIAC).
O evento, de acordo com a organização, foi uma oportunidade para a população cabo-verdiana e a comunidade internacional apreciarem obras cinematográficas dedicadas à ação climática e debater soluções para os problemas que afetam o planeta e, particularmente, as ilhas de Cabo Verde e a região do Atlântico.
OM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar