Porto Novo: Agricultores preparam sementeira da batata comum com perspectivas de boa produção

Inicio | Economia
Porto Novo: Agricultores preparam sementeira da batata comum com perspectivas de boa produção
10/11/24 - 10:00 am

Porto Novo, 10 Nov (Inforpress) – Os agricultores no município do Porto Novo, em Santo Antão, têm em preparação a sementeira da batata comum, cultura que, apesar da praga dos mil pés, continua a figurar entre os principais produtos cultivados neste concelho.

O porta-voz dos produtores, Henrique da Luz, residente na Ribeira dos Bodes, confirmou que, não obstante a existência da praga dos mil pés, que ataca sobretudo este tubérculo, Porto Novo continua a assumir-se entre os maiores produtores de batata comum no arquipélago, com uma produção que ultrapassa mil toneladas por ano. 

“Neste momento, a atenção dos agricultores está centrada na preparação das parcelas para receber, em breve, a sementeira da batata comum”, explicou Henrique da Luz, ressaltando que o facto de ter ocorrido muita chuva este ano no concelho do Porto Novo terá impacto na produção.   

A Inforpress apurou que a batata comum é cultivada em quase todos os vales agricultores do concelho do Porto Novo, com particular intendência em Martiene e em Chã de Norte, vales onde a produção ultrapassa, anualmente, as 800 toneladas.

Porém, a falta de mercado constitui uma preocupação dos produtores agrícolas porto-novenses, que acreditam que, a partir de 2025, com a conclusão do novo centro de expurgo, este problema poderá ser amenizado.

Devido à praga dos mil pés, os produtos agrícolas de Santo Antão estão sujeitos há 40 anos a um embargo, podendo ser exportados apenas para as ilhas turísticas do Sal e Boa Vista desde que sejam tratados.

Porto Novo é também apontado como uma referência na produção da cenoura, inhame e do tomate.

JM/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar