Segunda edição do FIAC será realizada fora de Cabo Verde – organização

Inicio | Cultura
Segunda edição do FIAC será realizada fora de Cabo Verde – organização
09/11/24 - 05:32 pm

Cidade da Praia, 09 Nov (Inforpress) – O Presidente da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV), Júlio Silvão, disse hoje que a segunda edição do Festival Internacional de Filmes para Acção Climática do Atlântico (FIAC) será realizada fora de Cabo Verde.

O responsável falava à Inforpress no âmbito do acto oficial de encerramento da primeira edição do evento, que teve lugar no Liceu de Achada Grande Frente, na Praia, uma iniciativa da ACACV que acontecia desde o dia 01 do corrente mês.

Entretanto, Júlio Silvão ressaltou que será realizada ainda uma sessão especial, uma conversa aberta com o Presidente da República, José Maria Neves, na segunda-feira, 11, no liceu do Palmarejo.

Lembrou que se trata de um festival bienal, que vai acontecer novamente em Cabo Verde em 2026, nos mesmos moldes, ou seja, voltada às comunidades e centros de ensino, com foco maior para crianças, jovens e adolescentes.

Segundo disse, a segunda edição será realizada fora de Cabo Verde entre Ceará, Brasil ou Açores, Portugal, adiantando que falta, entretanto, a confirmação.

“Fora de Cabo Verde são os parceiros da Associação de Cinema que realizam nos seus países, portanto estamos no processo de negociação para decidir onde vai ser o festival no próximo ano”, sublinhou, ao mesmo tempo que acrescentou que este festival, criado pela ACACV, pretende ser um evento com dinâmica em todo o corredor do Atlântico.

Júlio Silvão mostrou-se satisfeito com a realização desta primeira edição e faz um balanço positivo, até agora, justificando que conseguiram organizar nove dias de exibição de filmes em locais diferentes e uma média de 30 pessoas em cada sessão.

“Temos filmes a decorrer em outras regiões do país, através da plataforma da Direcção Nacional da Educação, de maneira que do nosso ponto de vista, com todas as dificuldades que enfrentamos, particularmente em termos de financiamento, é muito positivo”, concretizou.

Quanto à mensagem transmitida durante o festival que consistiu na exibição de filmes em concurso dedicadas à acção climática e numa série de outras actividades que associam a arte, a educação e a informação sobre a temática manifestou-se convicto de que a mensagem passou.

Isto tendo em conta, conforme justificou, à reacção dos presentes após cada exibição de filmes.

ET/HF

Inforpress/Fim

Partilhar