Espargos, 16 Mai (Inforpress) – A autarquia salense assinalou hoje o Dia Nacional das Peixeiras, com foco no empoderamento e melhorias no setor e reforçou o seu compromisso em integrar a classe de forma central na sua estratégia de economia azul.
Para assinalar o Dia Nacional das Peixeiras, que se celebra no sábado, 17 de Maio, o vereador responsável pela área das pescas, Jocelino Cardoso, destacou o “trabalho contínuo” para valorizar e dinamizar a actividade das peixeiras, pescadores e todos os intervenientes na cadeia de valor da pesca.
“A Câmara tem essa classe no foco da sua atenção, tanto que temos vindo a trabalhar juntos, colocando dentro da pasta de economia azul a pesca, que inclui pescadores, peixeiras, tratadores de peixe, no quadro da economia azul, nessa vertente pesca”, afirmou o vereador Jocelino Cardoso, sublinhando a visão integrada da autarquia para o sector.
A mesma fonte enfatizou a “urgência” de dar mais atenção e dinamismo a esta classe, com um trabalho próximo. nas condições laborais e no reconhecimento da sua importância na dinâmica económica digital.
A presença da equipa da Câmara, incluindo mais duas vereadoras, nas celebrações do dia das peixeiras, demonstra, conforme Jocelino Cardoso, o reconhecimento do "trabalho que tem sido feito" por estas profissionais.
O vereador realçou o papel crucial das peixeiras, desde a aquisição do peixe directamente dos pescadores até ao tratamento e chegada do produto à mesa dos consumidores.
Esta centralidade na cadeia alimentar “evidencia a importância não só económica e de empoderamento feminino, mas também nas vertentes da saúde pública e segurança alimentar”, sublinhou.
Um apelo importante foi feito por Jocelino Cardoso relativamente à comercialização de pescado fora do mercado municipal, lembrando que o mercado “dispõe de todas as condições para receber e vender o pescado de forma segura e higiénica”, para a segurança alimentar e saúde pública.
“A venda ambulante, sujeitando os produtos às intempéries, pode comprometer a qualidade do peixe e a saúde dos consumidores”, advertiu.
“O mercado tem todas as condições para receber tudo aquilo que tem na rua e vender. Por um lado, nós temos que reforçar a segurança, porque em matéria de saúde pública, tem aquela venda na rua ou no carro, produtos que estão dispostos a intempéries naturais, que são prejudiciais à saúde”, continuou o vereador.
Paralelamente, Jucelino Cardoso actualizou o ponto de situação do projecto do mercado municipal e da requalificação do Pontão de Santa Maria, sublinhando que o projecto do mercado está em fase avançada.
No que concerne ao Pontão, está em curso um trabalho de levantamento e diagnóstico para o reassentamento dos comerciantes e artesãos, visando a futura construção da nova infraestrutura.
Por sua vez, Silvina Rodrigues, em representação das peixeiras, sublinhou que se trata de um dia importante para todas as peixeiras, mas apelou a melhorias das condições de trabalho para a classe assim com atenção aos vendedores ambulantes, apelou aos consumidores a comprarem o seu peixe em locais apropriados.
A celebração do Dia Nacional das Peixeiras surge assim como uma oportunidade para a Câmara Municipal do Sal reafirmar o seu apoio a esta classe vital, com ações concretas que visam a melhoria das suas condições de trabalho, o reconhecimento do seu papel na economia local e a promoção de práticas seguras e higiénicas na comercialização do pescado.
NA/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar