Porto Novo/Situação calamidade: Edilidade garante que plano de intervenções de urgência já está em execução

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Situação calamidade: Edilidade garante que plano de intervenções de urgência já está em execução
09/11/24 - 04:59 pm

Porto Novo, 09 Nov (Inforpress) – O plano de intervenções de urgência adoptado pelo Governo para fazer face aos estragos causados pela onda tropical que atingiu o País em Outubro já está em execução no município do Porto Novo, em Santo Antão.  

A informação foi avançada hoje à Inforpress pela edilidade porto-novense, responsável pela coordenação das intervenções financiadas pelo Governo que, no caso do Porto Novo, incidem na realização de obras de carácter temporário, designadamente, de reparação das estradas e dos caminhos vicinais destruídos durante as cheias.

O vereador responsável pelas obras municipais, Irlando Ramos, confirmou à Inforpress que já foram reabilitadas as estradas no Planalto Norte, na Ribeira dos Bodes, em Chã de Norte e na Ribeira Fria e que, em relação aos caminhos vicinais, as intervenções já estão em andamento.

O Governo declarou sexta-feira a situação de calamidade no município do Porto Novo em decorrência dos estragos provocados pela onda tropical que atingiu o país em meados do mês de Outubro.

Através da resolução 97/2024, o Governo explicou que a declaração da situação de calamidade no concelho do Porto Novo surge na sequência de um relatório elaborado pela edilidade porto-novense sobre os danos provocados pelas cheias em Outubro.

A resolução traz um plano de intervenções de urgência município, orçado em mais de seis mil contos, que consiste na realização de obras de carácter temporário, designadamente de reparação das estradas, incluindo trabalhos de limpeza, escavação, aterro, regularização, obras de drenagem e de pavimentação em calçada.

No município do Porto Novo foram afectadas, sobretudo, as acessibilidades (estradas e caminhos vicinais) com particular incidência no Planalto Norte, em Alto Mira, na Ribeira dos Bodes e na Ribeira Fria.

Ainda em Santo Antão, o plano de intervenção de urgência abarca obras de reparação dos caminhos vicinais em todos os três municípios.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar