Cidade da Praia, 09 Nov (Inforpress) – Centenas de crianças e adolescentes participaram hoje no “IV Open Day Estádio Nacional”, para celebrar o Dia do Desporto Cabo-verdiano, com diversas modalidades desportivas, para destacar a importância do desporto na saúde e inclusão social.
O Dia do Desporto Cabo-Verdiano, celebrado anualmente no segundo domingo de Novembro, foi comemorado com a IV edição do "Open Day Estádio Nacional" que reuniu crianças e adolescentes de diversas escolas do Ensino Básico.
O evento, que teve como foco a promoção da saúde e a prática desportiva, foi organizado pelo Instituto do Desporto e Juventude (IDJ).
Durante o "Open Day", as crianças e adolescentes participaram nas diversas modalidades que incluíram desde o atletismo, o ciclismo, até o judo, o karaté, o futebol, o andebol e o basquetebol.
José Eduardo dos Santos, presidente da IDJ, explicou que o objectivo principal do evento era não só dar a oportunidade aos jovens de conhecerem o Estádio Nacional, mas também destacar a importância do desporto como ferramenta de promoção da saúde e bem-estar.
"O desporto vai além da competição, ele é fundamental para a manutenção da saúde, e eventos como o Open Day são uma forma de incentivar as crianças a se envolverem em actividades físicas desde cedo", explicou.
O evento, referiu, foi uma vitrine das várias valências do Estádio Nacional, que não é apenas a casa da selecção de futebol, mas também conta com uma pista de atletismo internacional e outras infra-estruturas que acolhem diversas modalidades.
"Hoje mostramos que o Estádio Nacional vai além do futebol. Temos aqui um centro de treinamento para várias modalidades e essa diversidade é fundamental para o desenvolvimento desportivo de nosso país", destacou o presidente da JDJ.
Outro aspecto relevante da política desportiva em Cabo Verde, frisou, é o investimento no alto rendimento, com a criação do centro de alto rendimento desportivo, que funciona no Estádio Nacional, e a expansão para outras ilhas como São Vicente e, em breve, a Ilha do Sal.
O objectivo é qualificar atletas para competições internacionais e, quem sabe, garantir a presença de Cabo Verde em grandes eventos desportivos como os Jogos Olímpicos e Mundiais.
Embora o evento tenha sido uma celebração do desporto nas suas diversas formas, este responsável referiu-se, igualmente, ao momento actual da selecção nacional de futebol, que está prestes a enfrentar o Egipto num jogo decisivo para a qualificação para grandes competições internacionais.
"A nossa selecção tem uma grande oportunidade de mostrar a sua força e, com o apoio dos adeptos, podemos chegar longe. Seja qual for o resultado, temos outros projectos e objectivos a alcançar", concluiu.
SR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar