Feira Agropecuária é uma montra para se mostrar o que se faz de bom no país - primeiro-ministro

Inicio | Economia
Feira Agropecuária é uma montra para se mostrar o que se faz de bom no país - primeiro-ministro
08/11/24 - 09:00 pm

Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, considerou hoje, na abertura da terceira edição da Feira Agropecuária de Cabo Verde, que este evento serve para demonstrar o que de bom se faz no país neste sector.

Segundo o chefe do Governo, a agricultura deve ser encarada como um sector económica, à semelhança dos demais sectores, salientando que o executivo tem vindo a criar um conjunto de condições, apontando como exemplo os incentivos fiscais, financeiro, bem como linhas de crédito, “em condições muito favoráveis”, para tornar o sector cada mais organizado e empresarial.

No entanto, admitiu que ainda é preciso mais apoio aos agricultores e criadores de gado, indicando que está a surgir uma nova classe empresarial, jovem, no sector agropecuário.

Para o primeiro-ministro, este sector também possibilita a criação de empresas de logística para entrega ao domicílio, bem como aos mercados turísticos, algo que defendeu estar a ser aproveitado pelos jovens com a utilização das novas tecnologias.

Indicou que a terceira edição da feira agropecuária, sob o lema “Por uma agricultura mais resiliente, rentável e amiga do ambiente”, tem como objetivo mostrar o que se faz de bom no país em termos de produção, de inovação e tecnologia, e, ao mesmo tempo, servir para se bater e discutir questões importantes ligados ao sector.

“E também servir para estimular e incentivar cada vez mais os nossos agricultores e criadores de gado a investirem em si próprios e o governo está aqui para apoiar e criar as condições como temos vindo a criar, para que possamos criar cada vez mais riqueza na agricultura e na pecuária”, salientou.

O chefe do Governo apontou o aumento da produção de água via dessalinização com recurso a energias renováveis, como uma das vias para se aumentar a produção agrícola, tendo em conta as condições do país.

Deu conta que alguns jovens estão a investir no sector, o que considerou de “bom”, lembrando que existe uma subvenção em 50 % para os que pretendem produzir em estufas.

“Temos também um novo regime de apoio e produção da pecuária e temos vindo a ajudar as famílias, os produtores a se organizarem para terem uma actividade mais rentável e mais produtiva”, enfatizou, sublinhando que também está a trabalhar na parte da certificação de qualidade para o fornecimento dos mercados turísticos com segurança. 

A terceira edição da feira agropecuária decorre de hoje até o próximo domingo, em Achada S. Felipe cidade da Praia, e conta com a participação de aproximadamente 150 expositores nacionais, incluindo produtores agrícolas, empresários agropecuários, artesãos e representantes da indústria agroalimentar e agro-transformadora.

PC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar