São Vicente: morreu o baixista Zé Paris, músico que acompanhou Cesária Évora

Inicio | Cultura
São Vicente: morreu o baixista Zé Paris, músico que acompanhou Cesária Évora
08/11/24 - 08:10 pm

Mindelo,08 Nov (Inforpress) - O instrumentista Zé Paris que ficou conhecido como o baixista de Cesária Évora, morreu hoje aos 51 anos no Hospital Batista de Sousa em São Vicente, onde estava internado, confirmou hoje à Inforpress o músico Djimmy Silva.

“Zé Paris [José Paris] já estava algum tempo doente por problemas renais. Ele estava em Portugal mas há dias ele veio para São Vicente mas sentiu-se mal no avião. Uma ambulância foi buscá-lo e levou-o para o hospital onde permaneceu internado até falecer”, informou.

Segundo Djimmy Silva, que também é baixista, Zé Paris sempre foi associado como baixista de Cesária Évora, mas ele tocou com vários músicos.

“Ele era um dos melhores baixistas que tínhamos. Como pessoa era simpático, estava sempre a sorrir e sempre a brincar e de bem com a vida”, acrescentou.

Além de Cesária, conforme a mesma fonte, Zé Paris partilhou o palco com artistas como Dudu Araújo, Ildo Lobo, Hernâni Almeida, Paulino Vieira, Zé Delgado, Grace Évora   e outros artistas menos conhecidos.

“Nós como baixistas que somos temos obrigação de deixar alguma obra feita como todos artistas e então temos que tocar com toda gente e ele partilhava esta mesma visão”, referiu.

Para o produtor Djô da Silva (José da Silva), a morte de Zé Paris é uma grande perda para a cultura nacional porque ele tinha uma forma de tocar baixo que poucos músicos em Cabo Verde tinham.

“Ele era dos melhores baixistas que nós tínhamos em Cabo Verde, com um estilo próprio de tocar baixo. E logo cedo percebi isso e o convidei para tocar com Cesária e ele ficou por muitos anos com a banda da Cesária Évora”, contou.

Para o produtor, Zé Paris era um “músico muito profissional de alto nível e uma pessoa amável, bom amigo de todos os companheiros de tournée”.

Além disso, conforme Djô da Silva, Zé Paris era considerado um "músico de casa" que tocou com as produtoras Harmonia e Lusáfrica por muitos anos.

“Praticamente ele tocou com todos os meus artistas como Élida Almeida, Luciabela Freitas entre outros e gravou vários discos connosco”, afirmou a mesma fonte, indicando que no mês de Março deste ano Zé Paris esteve em São Vicente e esteve no estúdio da produtora a gravar.

 

CD/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar