Lisboa, 08 Nov (Inforpress) - A Embaixada de Cabo Verde em Portugal participa no Bazar Internacional do Corpo Diplomático que arranca hoje, em Lisboa, em que as receitas revertem a favor de instituições que apoiam a terceira idades.
Em declarações à Inforpress, a gestora do Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), Ângela Barbosa, disse que o país participa com trabalhos de artistas do arquipélago e residentes em Lisboa.
“Isso é o que nos diferencia. A Embaixada de Cabo Verde não traz directamento os produtos, mas convida os artistas e empreendedores a participarem com os seus produtos no bazar, dando a conhecer os seus trabalhos, mas também Cabo Verde”, disse Ângela Barbosa.
A Inforpress falou com Júlio Fortes, que levou a sua marca de bolsas e quadros “Exclusive by Djulas”, com Susi Fortes e Ieda Fonseca que estiveram a expor acessórios de moda em croché, e Raquel Monteiro que também esteve com acessórios de moda da sua marca Mambü Earrings Design, que mostraram a sua satisfação em participar no evento e representar Cabo Verde.
Peças de bonecas de pano, ArtePalha, produtos gastronómicos, como cachupa e bolachas, também podem ser encontrados no stand de Cabo Verde no Bazar Internacional do Corpo Diplomático que decorre até este sábado, 09.
No evento de dois dias que decorre no Centro de Congressos, nos últimos 13 anos a Embaixada de Cabo Verde tem participado todos os anos e hoje, o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, também esteve de visita ao local.
O Bazar Internacional do Corpo Diplomático é um evento de solidariedade promovido anualmente pela Associação das Famílias dos Diplomatas Portugueses (AFDP), que tem o alto patrocínio do Presidente da República de Portugal.
Nesta 39ª edição do evento, cerca de 40 embaixadas acreditadas em Portugal, as regiões autónomas dos Açores e da Madeira e algumas organizações internacionais, vendem os seus produtos com o objectivo de contribuir para a receita deste bazar de solidariedade.
As participantes apresentam os seus produtos mais típicos e preparam pratos com as receitas tradicionais dos seus países para serem vendidos no Espaço Gourmet.
De acordo com a organização, desde há 39 anos que já foram ajudadas mais de 300 instituições de diversas áreas e anualmente recebe em média 3.000 visitantes durante os dois dias.
Em 2023, as receitas do Bazar Internacional do Corpo Diplomático reverteram a favor de instituições que apoiam vítimas de maus tratos e em 2022 foi para as instituições que apoiam portadores de doenças raras.
DR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar