Santo Antão: Instalação da central fotovoltaica de 1,2 megawatt na recta final –  Governo

Inicio | Ambiente
Santo Antão: Instalação da central fotovoltaica de 1,2 megawatt na recta final –  Governo
28/04/25 - 09:45 pm

Porto Novo, 28 Abr (Inforpress) – A instalação da central fotovoltaica de Santo Antão, com a capacidade de 1,2 megawatt, está na reta final, devendo ficar concluída dentro de poucos meses, segundo o Ministério da Indústria, Comércio e Energia.

Esta central, que representa o maior investimento público nas energias removíveis em Santo Antão, está a ser instalado em Chã de Bombardeira, nos arredores da cidade do Porto Novo, resultará em aumento de 11 por cento (%) na taxa de penetração das energias renováveis em Santo Antão, que passará de 09% para 20%. 

A central fotovoltaica de Santo Antão de 1,2 megawatt, que deverá ficar concluída em Julho, de acordo com a previsão inicial, ronda os 300 mil contos, investimento financiado pelo Banco Mundial.

Este parque se insere no âmbito do projecto de energias renováveis e melhoria da eficiência nos serviços públicos nesta ilha de Santo Antão.

O Governo estima que este investimento, além do impacto em matéria de energia limpa, vai permitir uma maior penetração de energias renováveis em Santo Antão, com menos custo e dependência de combustíveis fósseis e maior independência energética.

A central fotovoltaica de Santo Antão é o maior investimento feito nas energias renováveis nesta ilha, que tem estado a receber outros projectos neste domínio.

 

Destaque também para o parque de 80 KWp, instalado nos arredores da cidade do Porto Novo, no âmbito do projecto de captação e distribuição de água às zonas altas, financiado através do programa Millennium Challenge Account (MCA).

O município do Porto Novo é apontado pelo Governo como “um exemplo” em Cabo Verde em matéria de transição energética, com várias localidades electrificadas a partir da energia solar e com todos os sistemas de produção de água equipados com energia fotovoltaica. 

JM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar