Ministros de Cabo Verde e Luxemburgo promovem encontro com jovens e empreendedores para troca de experiências

Inicio | Cooperação
Ministros de Cabo Verde e Luxemburgo promovem encontro com jovens e empreendedores para troca de experiências
23/04/25 - 10:21 pm

Assomada, 23 Abr (Inforpress) – O ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial de Cabo Verde e o do Ambiente, Clima e Biodiversidade do Grão-Ducado de Luxemburgo reuniram-se hoje com jovens empreendedores de Assomada para troca de experiências e fortalecimento do ecossistema.

Numa iniciativa de cooperação bilateral, o ministro cabo-verdiano, Eurico Monteiro, explicou que o evento teve como objectivo fortalecer o diálogo, compartilhar experiências e reforçar o compromisso de ambos os países com o desenvolvimento do ecossistema empreendedor, voltado para a criação de emprego e crescimento económico. 

Durante o encontro, Eurico Monteiro destacou a importância do ecossistema de apoio ao empreendedorismo em Cabo Verde, que oferece suporte técnico, formação profissional e facilitação de acesso ao crédito bancário.

“Queremos que os empreendedores possam testemunhar as suas trajectórias, desde a concepção da ideia até a realização do projecto, e poderem sentir-se mais informados e confiantes para transformar as suas iniciativas em negócios viáveis”, afirmou o ministro.

 

Igualmente, ressaltou que Luxemburgo é o principal parceiro de Cabo Verde na área de emprego e empregabilidade, e que a visita busca estreitar os laços, promovendo contacto directo entre empresários, instituições de formação e jovens aspirantes a empreendedores.

“Vimos na prática a eficácia do nosso ecossistema, que já beneficiou sectores como o comércio electrónico, pesca, turismo e engenharia, entre outros, demonstrando o potencial de crescimento e impacto social”, acrescentou.

Este governante destacou, igualmente, a importância e o sucesso dos centros de formação no país, nomeadamente o de Santa Cruz, do Fogo, as novas instalações de formação em São Vicente e na Praia, que visam ampliar as oportunidades de qualificação e inovação no país. 

Eurico Monteiro destacou ainda que o governo de Cabo Verde planeja fortalecer ainda mais esses esforços, com o apoio de Luxemburgo, incluindo projectos de centros de inovação e programas de capacitação.

“O nosso objectivo é consolidar um sistema de apoio que realmente mude vidas, transformando ideias em negócios sustentáveis”, concluiu.

Por sua vez, o ministro do Ambiente, Clima e Biodiversidade do Grão-Ducado de Luxemburgo, Serge Wlimès, reforçou o papel do empreendedorismo na geração de emprego, riqueza e na construção de sociedades mais prósperas.

“O objectivo foi conectar jovens empreendedores para poderem trocar experiências, compartilhar desafios e buscar soluções conjuntas. O nosso apoio é uma demonstração clara do compromisso de Luxemburgo em investir no desenvolvimento sustentável de Cabo Verde”, afirmou. 

O ministro luxemburguês reforçou a mensagem de encorajamento aos jovens: “não há países pequenos, apenas ideias, vontades e ambições grandes. Com trabalho conjunto, podemos criar um futuro mais próspero para os nossos povos”.

Este encontro evidenciou o compromisso bilateral de promover o empreendedorismo jovem, o desenvolvimento sustentável e a cooperação internacional, fortalecendo os laços entre Cabo Verde e Luxemburgo e contribuindo para o crescimento económico e social de ambos os países.

 

MC/JMV

 

Inforpress/Fim

Partilhar