Cidade da Praia, 22 Fev (Inforpress) – Cabo Verde acolhe, nos dias 24 e 25 do corrente, na cidade da Praia, o 4º Congresso Olímpico da Lusofonia, organizado pela Associação de Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) e pelo anfitrião Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC).
Sob o lema “Para uma abordagem conjunta no desenvolvimento através do desporto”, o evento, segundo o COC, vai reunir delegações dos Comités Olímpicos Nacionais membros da ACOLOP e muitas outras organizações internacionais de destaque no desporto, com o objectivo de reforçar os laços de cooperação, promover o desenvolvimento desportivo e alinhar acções estratégicas para o futuro da organização.
O congresso, que se realiza na cidade da Praia, está inserido na Agenda Olímpica 2020+5 do Comité Olímpico Internacional (COI) e nas prioridades estratégicas da ACOLOP definidas para o período 2022-2028.
O dia 24 de Abril, primeiro dia de trabalho, será dedicado ao congresso, enquanto para o dia 25 está agendada a Assembleia-geral da ACOLOP com os seus constituintes.
O primeiro dia abordará quatro eixos estratégicos fundamentais, designadamente, o reconhecimento internacional da ACOLOP, o fortalecimento dos Jogos da Lusofonia, o desenvolvimento de programas baseados em consórcios e financiamento internacional e a melhoria dos serviços prestados aos Comités Olímpicos membros.
“Entre os especialistas convidados para este encontro, destaca-se Diogo Nabais, do Comité Olímpico de Portugal, que irá abordar o enquadramento jurídico do estatuto de utilidade pública e o papel de observador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, refere a fonte.
Miguel Toscano, do Ericeira Surf Clube, apresentará a metodologia de projectos em consórcio internacional, com enfoque numa visão de desenvolvimento estratégico para o período 2025-2028.
Andrés Santi Gonzalez, da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC), intervirá sobre o papel da inteligência artificial e dos aceleradores digitais no desporto olímpico, com especial ênfase em sustentabilidade, inovação e ferramentas digitais aplicadas à gestão desportiva.
O congresso reforça o compromisso da ACOLOP com o fortalecimento da língua portuguesa como elemento identitário comum e com o aumento da cooperação entre os seus membros.
Pretende ainda contribuir para a capacitação dos recursos humanos ligados ao desporto através de acções concretas e de intercâmbio internacional.
A Associação de Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa foi refundada a 29 de Abril de 2024, em Lisboa, com o objectivo de promover a cooperação e o desenvolvimento do desporto olímpico entre os países de língua portuguesa.
A ACOLOP actua como uma plataforma de colaboração para a promoção de iniciativas conjuntas e troca de boas práticas no âmbito desportivo, em parceria com federações, entidades governamentais e organizações internacionais.
SR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar