Vice-PM e ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo visita Cabo Verde

Inicio | Cooperação
Vice-PM e ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo visita Cabo Verde
21/04/25 - 02:06 pm

Cidade da Praia, 21 Abr (Inforpress) - O vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo, Xavier Bettel, chega hoje a Cabo Verde para uma visita oficial de três dias, a convite do seu homólogo, José Filomeno Monteiro, para fortalecer a cooperação bilateral.

Em nota de imprensa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional indica que a visita, que acontece de hoje a quarta-feira, visa a realização da 24ª Reunião da Comissão de Parceria entre os dois países.

A delegação luxemburguesa é composta ainda pelo ministro do Ambiente, Clima e Biodiversidade, Serge Wilmes, pelo ministro da Economia, Pequenas e Médias Empresas, Energia e Turismo, Lex Delles, e por funcionários dos respectivos ministérios.

A delegação cabo-verdiana conta com a participação de diversos membros do Governo, incluindo o ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro.

Durante a visita, serão realizadas audiências com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, com o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, e com o Presidente da República, José Maria Neves.

A delegação luxemburguesa realizará visitas institucionais a diversos centros e projectos financiados pela Cooperação Luxemburguesa na ilha de Santiago, como o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), o Centro de Operações de Segurança Marítima (COSMAR) e a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde.

Esta visita, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, reforça as relações de amizade e cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo, evidenciando a importância estratégica da parceria bilateral e promovendo um diálogo político de alto nível entre as autoridades dos dois países.

KA/SR//CP

Inforpress/Fim

Partilhar