Cidade da Praia, 15 Abr (Inforpress) – O músico e fotógrafo Soren Araújo apresenta o espectáculo “Reflexx”, no dia 26 de Abril, na Praia, uma experiência sensorial que funde música e imagem.
Segundo o artista, trata-se de um convite à reflexão, destacando a importância da arte para saúde mental.
O show, que acontece às 19:00, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, propõe-se como uma jornada imersiva, onde som e imagem se entrelaçam para criar paisagens emocionais que rompem as fronteiras entre o real e o imaginário, avançou o artista à Inforpress, no Dia Internacional das Artes.
Inspirado nos reflexos de Gales, país onde reside actualmente, o cabo-verdiano transforma a natureza em arte através da captação sonora e visual de elementos como a água, o vento e a luz, materializando-os em música e fotografia.
“O conceito é um jogo de palavras entre reflexos e reflexões. Além das novas composições, vou projectar fotografias que fui tirando ao longo de um ano, muitas delas captadas em Cardiff, em poças de água ou nos rios da cidade. A ideia é que o público, enquanto escuta a música, veja as imagens”, explicou o artista.
Este será também um momento para dar a conhecer parte do segundo álbum de Soren, que deverá intitular-se “Yestermorrow”, uma fusão entre yesterday (ontem) e tomorrow (amanhã).
O projecto, que deverá conter dez faixas, explora a importância de estar presente no agora, sem se prender ao passado nem viver apenas na antecipação do futuro.
Reflectindo sobre a sua trajectória, Soren Araújo revelou que a paixão pela fotografia surgiu durante a pandemia da covid-19, quando os espectáculos foram cancelados e foi necessário encontrar novas formas de expressão criativa.
“A fotografia passou a ser uma extensão natural da minha música. São dois lados da mesma moeda”, afirmou.
Para o músico, a arte desempenha um papel fundamental na vida em sociedade.
“Estar rodeado de arte é uma questão de saúde. Imagina um dia sem música… seria impossível. A música está em todo o lado, nos sons da natureza. O silêncio total teria repercussões terríveis na nossa saúde mental”, defendeu.
Com “Reflexx”, Soren Araújo convida o público a mergulhar num espectáculo que é, ao mesmo tempo, um mosaico de emoções e um manifesto sobre o poder transformador da arte.
Sobre os desafios enfrentados, actualmente, pelos artistas, Soren Araújo, natural da Praia, destacou o impacto das plataformas de “streaming”.
“Vivemos num sistema penalizador para os criadores. As grandes estruturas lucram em torno da arte, enquanto quem cria é muitas vezes quem menos recebe”, apontou.
TC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar