Cidade da Praia, 07 (Inforpress) – A ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, assinou hoje um acordo sobre privilégios e imunidade com o Fundo Global, para o reforço das condições do Fundo Global em prol da segurança pública no país.
Em declarações, à imprensa no final do encontro, a ministra da Saúde avançou que o acordo de privilégios e imunidades do Fundo Global de luta contra a VIH, a tuberculose e a malária, vai facilitar aos agentes do Fundo Global o acesso às informações aos trabalhos no terreno referentes a estas doenças.
“O Fundo Global faz uma grande diferença em termos de parceria com Cabo Verde, sobretudo nas doenças VIH, SIDA e também eles nos têm apoiado em termos de parceria no terreno com outras doenças, pelo que é um parceiro incontornável”, fez saber Filomena Gonçalves.
Destacando que o acordo ora assinado vai proporcionar melhores condições e continuar a actuar aqui em prol da segurança pública em Cabo Verde.
Na mesma linha, Filomena Gonçalves aproveitou a ocasião para condecorar a Instituição pelo seu contributo na certificação de Cabo Verde livre do paludismo, uma homenagem recebida pela gestora de Portfólio do Fundo Global para África, Mónica Appiah.
“O Fundo Global, com o financiamento que trazem a Cabo Verde, contribuiram também no processo de certificação de Cabo Verde livre do paludismo. e nós entendemos que deveríamos fazer este gesto de reconhecimento do papel que tiveram e também com isso mostrar que estamos abertos a novas parcerias”, declarou a ministra.
Considerou também Filomena Gonçalves que a parceria com o Fundo Global vem abrindo portas para outras parcerias e com isso receber financiamento também para o combate à dengue.
OS/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar