Sal Rei, 07 Nov (Inforpress) – A Agência de Aviação Civil (AAC) iniciou hoje na Boa Vista uma formação sobre "Direitos e Deveres dos Passageiros em Cabo Verde e Procedimentos de Gestão de Reclamações" destinada aos operadores do sector aéreo e representantes da sociedade civil.
A formação decorre de 07 a 08 de Outubro no Aeroporto Internacional Aristides Pereira, em Rabil, misturando o público-alvo operadores aéreos, com empresas de rastreio, de segurança, handling, de gestora aeroportuária, Polícia Nacional, jornalistas, e outras entidades, visando uma melhor partilha.
A técnica de Defesa do Consumidor da AAC, Káthia Bettencourt Soares, indicou que o objetivo destas ações de formação é garantir que todos estejam em “pé de igualdade”, para que os prestadores de serviço, assistência e informação estejam munidos de informações e com uma mesma linguagem sobre o que está legalmente estabelecido a nível de direitos e deveres dos passageiros no país.
A formação, destinada também aos passageiros, iniciou-se com os operadores, porque, segundo Káthia Bettencourt Soares, apesar de todas as campanhas informativas feitas, notaram que ainda existe pouca compreensão de legislações referentes ao sector, principalmente a nível de direitos e deveres dos passageiros.
Durante a formação, serão abordados temas como os direitos dos passageiros quanto a atrasos e cancelamento de voos, bagagem extraviada, legislação nacional, internacional, e as normas que regem os direitos dos passageiros em Cabo Verde e no mundo, bem como a implementação e funcionamento dos livros de reclamação para garantir que os seus direitos sejam respeitados.
A mesma ação de formação, que pretende fortalecer a protecção dos consumidores no sector aéreo e garantir um serviço de qualidade para todos, arrancou na cidade da Praia, já esteve nas ilhas de Fogo e Maio, e depois da Boa Vista, segue-se para São Vicente, terminando em São Nicolau.
MGL/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar