Porto Novo, 07 Abr (Inforpress) – A Fundação Nova Onda (Países Baixos) já treinou mais de 600 pessoas em Santo Antão como socorristas no âmbito de um projecto que está a implementar nesta ilha há um ano, informou hoje a representante desta fundação.
Sophie Koster, que falava durante o acto de entrega ao centro de saúde do Porto Novo de um desfibrilador externo automático, disse que a Fundação Nova Onda surgiu de uma necessidade de ajudar a população de Santo Antão a nível dos primeiros socorros.
Neste quadro, decidiu implementar na ilha um projecto no âmbito do qual tem estado a formar socorristas e a doar às estruturas de saúde desfibriladores externos automáticos para socorrer vidas em situações de emergência.
A formação dos socorristas tem sido levada a cabo em parceria com a empresa First Aid Assist, dos Países Baixos, dirigida pelo instrutor de primeiros socorros, Soejay Lalai, que doou à fundação suprimentos essenciais, incluindo bonecos para adultos, crianças e bebés para os programas de treinamento.
O delegado de Saúde do Porto Novo, Carlos Dias, manifestou a sua satisfação pela entrega do desfibrilador externo automático, dispositivo que aumenta a capacidade de intervenção desta estrutura de saúde no atendimento aos pacientes.
A partir de hoje, o centro de saúde do Porto Novo passa a dispor de um desfibrilador externo automático para socorrer pessoas em casos de parada cardíaca.
A Fundação Nova Onda já doou quatro desfibriladores às estruturas de saúde em Santo Antão.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar