Portugal/Web Summit 2024: Cabo Verde promove evento para fortalecer laços com diáspora e investidores

Inicio | Economia
Portugal/Web Summit 2024: Cabo Verde promove evento para fortalecer laços com diáspora e investidores
07/11/24 - 05:45 pm

Lisboa, 07 Nov (Inforpress) – A participação de Cabo Verde na Web Summit 2024, em Lisboa, vai ficar marcada pela realização do “Cabo Verde Nação Digital”, no dia 12 de Novembro, para fortalecer os laços com a diáspora e com investidores.

O evento, a ter lugar no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), a partir das 18:00 locais, conforme a Cabo Verde Digital, “visa criar um espaço de interacção e diálogo sobre as oportunidades emergentes no sector digital em Cabo Verde, reunindo actores-chave do sector público, privado e a diáspora, com o objectivo de fortalecer laços, promover a inovação e o investimento no ecossistema digital cabo-verdiano”.

Para participar no “Cabo Verde Nação Digital”, os membros da comunidade de inovação cabo-verdiana e residentes em Lisboa, poderão inscrever-se através da página https://lu.ma/zey6y6be.

A decorrer na capital portuguesa de 11 a 14 de Novembro, Cabo Verde estará presente com uma delegação presidida pelo secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, composta por várias dezenas de elementos, entre a Cabo Verde Digital, os 15 start-ups locais de diferentes ilhas, sendo que dez foram seleccionados pelo programa Go-Global, organizações públicas e privadas e parceiros.

Cabo Verde vai estar com o seu “stand” no pavilhão três, continuando a ser o único país africano com um espaço dedicado no evento, onde irá receber, conforme a agenda a que a Inforpress teve acesso, no dia 12 de Novembro, a delegação do Luxemburgo composta pelo príncipe herdeiro e o ministro do Comércio Externo, com o objectivo de conhecer as “start-ups” cabo-verdianas e promover alguma interacção com as “start-ups” do Luxemburgo.

No dia 13 de Novembro, o primeiro-ministro vai estar em chamada via “zoom” com a delegação cabo-verdiana, para endereçar uma mensagem às “start-ups”, e no mesmo dia, o stand de Cabo Verde recebe a visita do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. 

No dia 14 de Novembro, último dia do evento, o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa visita o “stand” de Cabo Verde.

Em comunicado de imprensa da organização da conferência tecnológica, a Web Summit 2024 deverá contar com mais de 70 mil participantes, incluindo mais de 1.000 investidores, 2.750 “start-ups” de 160 países e mais de 300 parceiros.

A cimeira que terá como foco promover conexões “significativas” através de encontros alimentados pelo Summit Engine, o “software” da Web Summit, terá dezenas de oradores, como a CEO do Bumble, Lidiane Jones, o CEO do Manchester United, Omar Berrada, a presidente da Signal, Meredith Whittaker, e o actor e comediante Munya Chawawa.

Na lista dos oradores também estão o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, a ministra da Juventude e da Modernização portuguesa, Margarida Balseiro Lopes, e o artista e empresário vencedor do Grammy Pharrell Williams, que falará com o CMO da Visa, Frank Cooper, sobre como as empresas podem aproveitar o poder da economia criadora.

Em 2023, a Web Summit que decorreu de 13 a 16 de Novembro, com o tema “Inteligência Artifical-IA”, teve a participação de 2.600 “start-ups”, cerca de 70 mil participantes de quase 160 países.

A Web Summit é um evento tecnológico que nasceu em 2010, na Irlanda, e passou a realizar-se na zona do Parque das Nações, em Lisboa, desde 2016 e vai manter-se na capital portuguesa até 2028.

DR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar