Cidade da Praia, 07 (Inforpress) – As Forças Armadas de Cabo Verde realizaram uma palestra na Escola Secundária Cónego Jacinto, na cidade da Praia, no âmbito das comemorações do Dia da Defesa Nacional.
Para assinalar o Dia da Defesa Nacional, celebrado no dia 6 de Novembro, o Ministério da Defesa Nacional e as Forças Armadas de Cabo Verde estão promovendo um conjunto de actividades para marcar a data e reforçar a consciência cívica de todos sobre a missão de garantir, juntos, a defesa nacional.
Segundo o tenente Gillian Rodrigues, o objectivo é esclarecer os estudantes sobre o papel de cada cidadão na protecção do país e a importância da defesa como um dever colectivo.
A Defesa Nacional vai além das Forças Armadas e envolve diversas áreas da sociedade. A protecção do país inclui a preservação de sua independência, integridade e património, e não é responsabilidade exclusiva dos militares, explicou o tenente.
“As Forças Armadas são responsáveis apenas pela componente militar da Defesa Nacional, mas um simples acto, como vir à escola, um professor dando aulas ou um jornalista informando o país, também é um acto de Defesa Nacional, pois está contribuindo para salvaguardar os interesses de uma nação”, frisou.
Para Gillian Rodrigues, esta palestra também serviu para discutir o papel que os militares e todos os cabo-verdianos desempenharam no ano de 2009, quando se uniram para combater a epidemia de dengue que, na época, afectava o país, como forma de lembrar a importância da acção na protecção da nação.
Fátima Diallo, estudante do 11º ano dessa instituição, fez um balanço positivo da palestra, realçando a importância de os estudantes estarem em contato com a defesa nacional.
“Hoje aprendi sobre a importância das Forças Armadas para os jovens, principalmente para nós, estudantes, e fiquei a saber que as Forças Armadas não são apenas os soldados, mas todos os cidadãos”, realçou.
A mesma acrescentou que pretende compartilhar essa experiência com mais jovens, para que compreendam que proteger a nação não é responsabilidade exclusiva dos soldados, mas de toda a população.
Por sua vez, a aluna do 12º ano Priscila Centeio disse que a experiência foi enriquecedora e, ao mesmo tempo, motivadora.
“Aprendi que, através da educação, contribuímos para a defesa nacional e, com isso, pretendo estudar ainda mais para ajudar no desenvolvimento do meu país”, salientou.
A palestra faz parte de um programa contínuo das Forças Armadas, que visa promover o entendimento sobre a Defesa Nacional nas escolas, com a participação activa de estudantes e professores.
JBR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar