Mindelo, 30 Mar (Inforpress) – As Olimpíadas de Jogos Escolares, encerradas hoje, no Mindelo, vão servir de base para a escolha de participantes das selecções cabo-verdianas a estarem presentes nos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O anúncio foi feito pelo ministro Adjunto do Primeiro Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, que falava hoje à imprensa, no Mindelo, para balanço da terceira edição das olimpíadas, cuja cerimónia de encerramento ainda decorre na Praça Dom Luís.
Segundo a mesma fonte, esta edição, tal como as outras duas, permitiu a demonstração de talentos e que agora vão ser aproveitados para alimentar a participação internacional de Cabo Verde a nível dos sub-16, sub-17.
“Este ano, das olimpíadas vão sair as selecções de Cabo Verde para os jogos da CPLP que vão se realizar em Timor-Leste em Julho”, anunciou Carlos Monteiro, com a ideia de que a juventude cabo-verdiana pode então mostrar que está à altura dos talentos da CPLP.
O trabalho futuro, conforme o ministro, vai ser feito nesta mesma senda e nas próximas edições pretende-se melhorar a competição regional por forma juntar mais modalidades ou incrementar outras, a exemplo do xadrez.
O ministro admitiu ser um investimento “muito grande”, não só a nível financeiro, como a nível do capital humano e logístico.
”Mas é um investimento que, como todo investimento no desporto, tem de ser sério, tem de ser convicto, tem de ser paciente e tem de ser necessariamente continuado no tempo”, ressaltou.
Quanto ao balanço da presente edição, Carlos Monteiro disse ter sido “extremamente positivo”, especialmente, pela forma como os participantes se envolveram com a cidade do Mindelo e vice-versa.
Uma opinião partilhada pelo director nacional de Educação, Adriano Moreno, também coordenador das olimpíadas.
Conforme a mesma fonte, as 22 caravanas de todos os concelhos do país, com cerca de mil pessoas, entre alunos, professores, organizadores do Ministério da Educação e do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), fizeram o “sucesso” dos jogos.
Referindo-se à participação do público, disse ter sido “muito boa” com os campos “sempre cheios” a ponto de levar a organização a pensar em escolher, para a próxima edição, uma cidade com espaços desportivos com maior capacidade.
“Porque o público está cada vez mais perto das olimpíadas, a acompanhar, torcer para a sua equipa, portanto, fantástico o povo aqui de São Vicente”, considerou Adriano Moreno.
As Olimpíadas dos Jogos Escolares tiveram como grande vencedor a caravana da ilha do Sal, que até ao momento do fecho da reportagem e ainda com uma final por disputar na modalidade de basquete 3X3, tinha amealhado um total de 23 medalhas, 11 de ouro, nove de prata e três de bronze.
A próxima cidade a acolher o evento vai ser a cidade da Praia, anunciou o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar