Santa Maria, Sal, 20 Mar (Inforpress) – A prova de surf-foil estreou-se esta tarde na I Etapa do Circuito Mundial’2025 que decorre em Ponta Preta, com o surfista cabo-verdiano Wesley Brito a assegurar a passagem às meias-finais com vitória no seu “heat”.
Numa bateria em que teve como oponente o espanhol Ancior Sosa, número 09 do “ranking” mundial e o britânico Leonel Schiel, quinto posicionado do mundo, Brito foi o mais forte, não obstante a falta de vagas, tendo já conquistado o passaporte para a luta de acesso às quartas-de-final.
Com este triunfo, Wesley Brito, campeão do Mundo de 2023 na disciplina de wing-foil, vai enfrentar na sexta-feira Jeffry Spencer, 17º no ranking do mundo da modalidade, precisamente o canadiano que venceu esta tarde o outro atleta crioulo nesta competição, Zany Guy.
Guy vai começar a competir na sexta-feira na segunda ronda, tendo como concorrentes o norte-americano Marley Franco, o australiano Kiran Verma e o espanhol Ancor Khater, em busca de uma vaga às quarta-da-final,
À Inforpress, Wesley Brito disse que se sente muito mais à vontade para competir nesta modalidade do que na prova de wing-foil, alegando que a ilha Boa Vista, onde reside e treina as suas estratégicas, oferece melhores condições para a prática desta nova disciplina dos desportos náuticos.
Wesley Brito disse que está a competir nesta prova sem “qualquer stress”, que tem o seu objectivo traçado, mas que vai “passo-a-passo”, focado na sua própria pessoa, já que “o nível dos atletas está muito elevado”.
Já a nível feminina, prova que conta com o concurso de quatro atletas, da espanhola Nia Surdiaz, campeã do circuito de Ponta Preta em wing-foil, da britânica Francesca Maini, quarta do mundo, da norte-americana Annie Reickert, número três do mundo e de Bowien Van Der Linden dos Países Baixos, quinto do Mundial, só vai ser disputada na sexta-feira, 21.
SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar