São Miguel: Câmara Municipal investe na sensibilização das crianças e da sociedade para a protecção do ambiente

Inicio | Ambiente
São Miguel: Câmara Municipal investe na sensibilização das crianças e da sociedade para a protecção do ambiente
20/03/25 - 06:25 pm

Calheta, 20 Mar (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Miguel está a investir em actividades de sensibilização voltadas para as crianças, envolvendo toda a sociedade na luta pela conservação ambiental, para fomentar a preservação do meio ambiente e uma comunidade mais sustentável. 

Em declarações à imprensa, a vereadora responsável pelo pelouro do Ambiente, Ermelinda Lopes Varela, destacou a importância das actividades que têm sido realizadas, e em alusão ao Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que se celebra no dia 21 de Março, e ao Dia Mundial da Água, no dia 22, avançou que estão a ser realizadas um conjunto de actividades com parceiros estratégicos para alcançar os objectivos.

Para estas datas, avançou que, em parceria com a Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD) e a delegação do Ministério da Educação, a câmara está a promover uma série de actividades educativas, envolvendo os alunos das escolas do município, visando conscientizá-los sobre a preservação das árvores e a importância da poupança e a reutilização da água.

“Estamos a educar as crianças e as comunidades sobre como construir uma sociedade sustentável”, afirmou Varela.

Entre as actividades programadas, a vereadora mencionou uma palestra realizada hoje com os alunos e uma campanha de plantação de árvores frutíferas agendada para sexta-feira, 21 de Março, que contará com a participação da comunidade educativa e a população micaelense.

A vereadora também fez referência aos desafios impostos pelas alterações climáticas, que afectam o município, especialmente em anos de seca, impactando a agricultura local e que nesse contexto, a autarquia está a promover práticas de economia da água e a racionalização do recurso para o consumo e a agropecuária.

 

Raisa Garcia, representante da ADAD, destacou a relevância do trabalho da educação ambiental focado nas crianças, que considera o futuro do planeta. 

Segundo a mesma fonte, a associação está comprometida em entender o que as crianças sabem e o que precisam aprender sobre a floresta, alimentação e outras questões ambientais, considerando que os mais pequenos estão bem informados sobre como proteger as florestas e os animais, o que motiva a ADAD a continuar os seus esforços nesse segmento.

“Acreditamos que a educação ambiental é fundamental para enfrentar as mudanças climáticas, que se manifestam através de secas, alterações na temperatura do mar e outros fenómenos”, referiu, acrescentando que a ADAD está activa em diversas comunidades que consegue alcançar, abordando problemas como a poluição do oceano e a gestão do plástico, com a missão de trabalhar por um futuro melhor para todos.

As iniciativas da Câmara Municipal de São Miguel, juntamente com a ADAD, reflectem um compromisso conjunto em criar uma consciência ambiental “robusta e duradoura” na comunidade, garantindo um amanhã mais sustentável para as futuras gerações.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar