Espargos, 19 Mar (Inforpress) – A autarquia salense inaugurou hoje o sistema de sinalização turística “Sal Smart Tour”, visando modernizar e melhorar a experiência dos turistas, promovendo uma sinalização informada e acessível em diversos pontos de interesse da ilha.
Com o acto de apresentação, que aconteceu no Paços do Concelho, onde fica um dos três pontos de informação turística para este projecto, os promotores quiseram mostrar que é possível utilizar tecnologia e a sustentabilidade para oferecer experiências diferenciadoras às pessoas que vêm conhecer Cabo Verde e proporcionar essas experiências de forma informativa e interativa.
A cerimónia foi presidida pelo ministro do Turismo e Transportes, José Sá Nogueira, que na ocasião sublinhou que Cabo Verde está a dar um “salto qualitativo” em termos de turismo, já que com poucos recursos, “tem feito um esforço enorme para o desenvolvimento do turismo”.
“Este projecto demonstra que nós podemos ter um turismo organizado, em que os nossos visitantes chegam e não se sentem perdidos. Portanto este projecto Smart Tour mostra que de facto podemos oferecer aos turistas, a possibilidade de se sentirem seguros e de terem as informações online, mesmo antes de virem para Cabo Verde”, sublinhou.
Para o ministro o projecto não apresenta apenas a parte da sinalização, mas também a da sustentabilidade do turismo em todas as suas vertentes.
Por sua vez, o representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Cabo Verde, Davis Matern, considerou que o lançamento do “Smart Tour” representa mais um passo na valorização do património histórico, cultural e natural, promovendo um turismo mais inovador, acessível e sustentável.
“O PNUD tem estado comprometido com a transformação digital e a modernização do sector do turismo em Cabo Verde, reconhecendo que a tecnologia pode ser uma poderosa aliada na promoção da identidade e do desenvolvimento local “, disse.
Para o representante, o sistema permitirá que residentes e visitantes “mergulhem na rica herança da ilha”, utilizando QR code e plataformas digitais para acessar conteúdos interativos e informativos sobre os pontos turísticos, culturais e naturais da ilha.
“Este projecto é um exemplo concreto de como a inovação e a tradição podem caminhar juntos, ao mesmo tempo que se preserva a autenticidade da ilha e a sua história, trazemos novas ferramentas para enriquecer a experiência dos turistas, dinamizamos o sector e criam-se oportunidades para a economia local”, concluiu.
Por seu turno, o edil local, Júlio Lopes, sublinhou que o projecto de sinalização turística é de “grande importância” para aquilo que se quer para o turismo em Cabo Verde e na ilha do Sal.
Júlio Lopes frisou que todos aqueles que escolhem a ilha para visitar “têm de ser tratados da melhor forma possível”.
O CV Smart Tour é um sistema de sinalização turística e digital, que para além da sinalização dos edifícios, oferece também áudios, através de leitura de QRCode, em três idiomas.
Ao todo a ilha do Sal conta com três sinalética, devidos pelas categorias, deficitários, monumentos, reservas naturais e pontos de interesse.
NA/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar