Escola de Achada Grande investe três mil contos na primeira piscina escolar pública do país

Inicio | Desporto
Escola de Achada Grande investe três mil contos na primeira piscina escolar pública do país
06/11/24 - 06:55 pm

Cidade da Praia, 06 Nov (Inforpress) – A Escola Básica de Achada Grande, na Praia, já construiu a primeira piscina pública escolar do país, projecto que vai oferecer aulas de natação aos alunos do 4º ano, num investimento de quase três mil contos.

Em declarações à Inforpress, o professor e gestor da escola, João Gomes, avançou que uma das maiores preocupações da comunidade é a alta taxa de pessoas que não sabem nadar, num país rodeado por mar.

"Mais de 60% da população não sabe nadar. Isso é um dado alarmante para uma nação insular como a nossa", afirmou Gomes, ressaltando a importância da natação como uma habilidade essencial e também como uma parte integral do currículo escolar.

A construção, que durou cerca de seis meses, foi viabilizada através da mobilização de recursos da escola, apoio de ex-alunos no exterior, do Ministério da Educação, do Ministério do Desporto e da Câmara Municipal da Praia.

Com um custo estimado em cerca de 3.000 contos, o projecto contou com doações significativas, inclusive de imigrantes cabo-verdianos que vivem fora do país.

A piscina, projectada com total segurança, possui um sistema de cerca de mais de três metros de altura e vidraças para criar um ambiente agradável e seguro para os alunos.

Além disso, a profundidade máxima da piscina é de 1,40 metros, considerada ideal para as crianças do 4º ano, que já possuem altura suficiente para as aulas.

"É uma piscina segura, projectada com muito cuidado para garantir o bem-estar dos nossos alunos", assegurou o gestor.

A inauguração da piscina marca o início de uma nova era para a educação física em Cabo Verde, permitindo que as escolas públicas possam, finalmente, oferecer aulas de natação e trabalhar outras modalidades aquáticas que fazem parte do currículo escolar.

 "As aulas começam já na segunda semana de Novembro, com uma parceria inédita dos turistas que chegarão ao Porto da Praia com um navio de cruzeiro. Vão trazer equipamentos e dar a nossa primeira aula de natação", explicou Gomes.

“Além de ser um ponto de partida para a formação de jovens nadadores, a piscina representa uma vitória para a educação em Cabo Verde, provando que com iniciativa, mobilização e trabalho colectivo é possível transformar a realidade das escolas públicas”, disse.

João Gomes disse que a escola coloca-se à disposição para compartilhar a experiência com outros estabelecimentos de ensino que queiram seguir o exemplo.

"Estamos aqui para ajudar, a nossa experiência pode ser útil para outras escolas que queiram aventurar-se nesse grande projecto de construção de uma piscina", concluiu.

SR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar