Santiago Norte: Gilson Cardoso junta-se à Carla Carvalho na corrida à liderança da Comissão Política Regional do PAICV

Inicio | Política
Santiago Norte: Gilson Cardoso junta-se à Carla Carvalho na corrida à liderança da Comissão Política Regional do PAICV
23/12/24 - 04:58 pm

Assomada, 23 Dez (Inforpress) – O presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz, Gilson Cardoso, confirmou hoje, à Inforpress, que é candidato à liderança da Comissão Política Regional (CPR) do PAICV em Santiago Norte nas eleições de 26 de Janeiro de 2025.

Cardoso, que lidera a Assembleia Municipal de Santa Cruz desde 2016, junta-se à deputada nacional e actual presidente Carla Carvalho, que lidera esta estrutura desde Novembro de 2021.

“Candidato-me para a CPR do partido, por um imperativo de consciência perante a minha região e perante o meu partido. A minha convicção é clara, os meus objectivos também são claros, trabalhar para que o PAICV vença nas eleições legislativas de 2026”, afirmou o político.

Segundo disse, decidiu aceitar o desafio de candidatar-se à presidência depois de uma “grande reflexão” e declaração de apoio de militantes do partido de toda a região.

Na ocasião, Gilson Cardoso avançou que vai formalizar a sua candidatura que integra militantes de todos os seis concelhos no dia 10 de Janeiro de 2025 e apresentação pública no dia seguinte.

Além do presidente e os membros da CPR do PAICV em Santiago Norte, os militantes vão ainda eleger os membros da Comissão de Jurisdição e Fiscalização, para um mandato de três anos.

“Após três anos de mandato, a Comissão Política Nacional deixou directrizes no sentido de todos os órgãos regionais e sectoriais do partido com mandato expirado realizarem eleições antes do congresso do partido, que será marcado na próxima reunião do Conselho Nacional a ter lugar nos dias 04 e 05 de Janeiro de 2025”, lê-se numa nota de imprensa.

De acordo com a Comissão de Jurisdição e Fiscalização (CRJF –SN) as candidaturas para os órgãos devem ser entregues até o dia 11 de Janeiro de 2025, ou seja, 15 dias antes da realização das eleições directas.

Após as eleições de 01 de Dezembro, o PAICV passa a gerir quatro câmaras municipais em Santiago Norte, quais sejam, Santa Cruz, Tarrafal, São Lourenço dos Órgãos e Santa Catarina, sendo estas duas últimas recuperadas depois de oito e 16 anos sob liderança do MpD, respectivamente.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar