Santa Catarina: Trânsito na estrada de Ribeira da Barca condicionado por obras a partir de quinta-feira

Inicio | Ambiente
Santa Catarina: Trânsito na estrada de Ribeira da Barca condicionado por obras a partir de quinta-feira
05/03/25 - 05:28 pm

Assomada, 05 Mar (Inforpress) – O trânsito na Estrada Nacional EN3-ST-18, entre as localidades de Fundura e Ribeira da Barca, em Santa Catarina (Santiago), vai estar condicionado a partir de quinta-feira, e durante oito semanas, no âmbito das obras de reabilitação e asfaltagem.

O “encerramento temporário” de trânsito nesta infra-estrutura rodoviária terá início das 08:30 às 12:30 e das 14:00 e 17:30 a partir desta quinta-feira, 06 de Março até 30 de Abril, segundo um comunicado da empresa responsável pela empreitada distribuído à população, sobretudo condutores, e a que a Inforpress teve acesso.

 “Pedimos a compreensão de todos, pois, esta medida é fundamental para garantir a segurança da população e dos trabalhadores no local. Agradecemos a colaboração de todos e recomendamos que organizem os seus deslocamentos de acordo com os horários estabelecidos”, lê-se na nota.

Conforme alguns condutores entrevistados pela Inforpress, em causa neste constrangimento está a provocação de queda de rochas na estrada conhecida por “Quinto Lanço”, em que a empresa “possivelmente” vai recorrer a uso de “explosivos”.

A Inforpress constatou no terreno que as máquinas já estão no local para o arranque dos trabalhos, que inicialmente estavam previstos para segunda-feira,03.

Embora tenham que ficar praticamente dois meses com frete condicionado, os condutores de hiace de Ribeira da Barca congratularam-se com o arranque das obras neste troço, que segundo lembraram, estava com “buracos”, calçadas degradadas e “valas abertas” deixadas pelas empresas, quer da água quer da energia eléctrica, ao longo da via, sobretudo no centro daquela vila piscatória.

Os motoristas dizem que a asfaltagem dessa estrada é um “acto de justiça”, tendo em conta que pagam os impostos de circulação na hora e que lhes são descontados uma quantia na compra de combustível para manutenção das estradas.

Recentemente, em entrevista à Inforpress, o presidente do conselho de administração da Estradas de Cabo Verde (ECV), Eduardo Lopes, garantiu que as obras neste troço deverão estar concluídas em finais de Julho.

“A conclusão da empreitada está prevista para Julho, visando a melhoria dos níveis de serviço, o reforço das condições de segurança e mobilidade e o desenvolvimento socioeconómico da região norte da ilha de Santiago”, adiantou o responsável.

O prazo para a conclusão das obras também foi confirmado pelo ministro das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Victor Coutinho, que visitou no passado dia 28 de Fevereiro, a referida obra.

A estrada, cujas obras arrancaram em Julho de 2024, tem uma extensão de 8,2 quilómetros (km), faixa de rodagem de sete metros, passeios em blocos de betão (pavé) e pavimentação em betão betuminoso.

A empreitada orçada em cerca de 320 mil contos é financiada pelo Banco Mundial (BM), no âmbito do projecto de conectividade e melhoria das infra-estruturas urbanas, que contempla ainda a estrada Arribada/Pingo Chuva/Saltos, cujas obras também arrancaram em Julho do ano passado.

Em Santa Catarina, o pacote contempla ainda a requalificação urbana do centro de Rincão e de Ponta Calabaceira, em Achada Riba.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar