Fogo: Homem morre na ala psiquiátrica do hospital regional por broncoaspiração ao ser alimentado pelo irmão (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Fogo: Homem morre na ala psiquiátrica do hospital regional por broncoaspiração ao ser alimentado pelo irmão (c/áudio)
05/11/24 - 12:19 pm

São Filipe, 05 Nov (Inforpress) – Um homem de 36 anos faleceu na noite de domingo, na ala psiquiátrica do Hospital Regional São Francisco de Assis por broncoaspiração, ao ser alimentado pelo irmão que também estava hospitalizado, soube a Inforpress junto do director clínico.

O director clínico do Hospital Regional São Francisco de Assis, Dioniso Semedo, em declarações à Inforpress, lamentou “profundamente a trágica situação” que resultou na morte do indivíduo, na ala destinada a pacientes com problemas psiquiátricos.

Segundo Dionísio Semedo, o hospital é um local onde todos buscam saúde, e os profissionais se dedicam ao máximo para garantir o bem-estar dos pacientes em qualquer circunstância e sublinhou que “é muito lamentável que tenha ocorrido essa fatalidade”.

O paciente que acabou por falecer foi internado no dia 30 de Outubro devido a problemas psiquiátricos, e porque se apresentava agitado, o hospital adotou medidas de contenção com recursos a materiais adequados, mas sem o uso de algemas, para garantir sua segurança.

“Na noite de domingo, por volta das 21:00, o seu irmão, também internado na mesma ala, tentou alimentá-lo, mas isso resultou em uma broncoaspiração. Os profissionais de saúde realizaram procedimentos de reanimação, incluindo compressão torácica, mas, infelizmente, o paciente faleceu às 21:30”, disse o director clínico.

Segundo o médico, o irmão do paciente que faleceu é um conhecido do hospital e necessita de tratamento contínuo devido ao seu quadro psiquiátrico, sendo internado periodicamente para garantir a estabilidade de sua saúde.

Às vezes, disse, ele regressa à casa, mas o tratamento no domicílio não foi o mais adequado e “provavelmente não fez uso de medicação” e regressaram os dois descompensados para o hospital.

Segundo o director clinico, o Hospital Regional São Francisco de Assis possui uma ala específica para pacientes com transtornos mentais, equipada com leitos adequados, três para pessoas do sexo feminino e seis para pacientes do sexo masculino, e uma equipa de profissionais “altamente qualificados”, incluindo psiquiatras, psicólogos e enfermeiros com anos de experiência.

Na noite do ocorrido, acrescentou, dois enfermeiros experientes estavam de serviço e o tratamento estava sendo conduzido dentro dos protocolos.

A família do paciente falecido solicitou que o corpo fosse colocado em câmara fria, aguardando a chegada de familiares para o funeral.

Segundo Dionísio Semedo não há necessidade de realização de autópsia, uma vez que a causa da morte, broncoaspiração, foi confirmada clinicamente.

O director clínico do Hospital Regional São Francisco de Assis reforçou o compromisso do hospital em prestar todo o suporte psicológico à família e colaborar para esclarecer quaisquer dúvidas da opinião pública.

"É muito triste que um paciente que busca cuidados em nosso hospital tenha esse desfecho. Nossa intenção, e de todo o sistema de saúde, é sempre devolver a saúde e o bem-estar aos nossos pacientes", concluiu.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar